domingo, 7 de agosto de 2016

SETE PARTIDOS, POUCA OPÇÃO...

06/04/2016 15h30 - Atualizado em 07/04/2016 09h37

Sete partidos de Salvador já têm nomes de pré-candidatos à prefeitura

PT, DEM, PCdoB, PDT, Psol, PSTU e PRTB divulgaram indicações. 
PSD espera resposta a convite; oficialização de nomes só a partir de julho.

As convenções partidárias que irão definir os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador devem ocorrer entre o dia 20 de julho e 5 de agosto de 2016, conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Três meses antes do início do prazo, sete legendas já confirmam pré-candidaturas à Prefeitura de Salvador. Em apenas um partido, o diretório estadual aguarda resposta sobre convite.
Dentre as legendas que apresentam pré-candidaturas, o Partido dos Trabalhadores (PT) é o único que aponta mais de uma opção e aguarda decisão dos diretórios estadual e municipal. Na lista interna de disputa ao Palácio Thomé de Souza estão o vereador da capital baiana Gilmar Santiago; o deputado federal Valmir Assunção; e o ministro da Cultura, Juca Ferreira. Conforme o PT na Bahia, a decisão do partido entre os pré-candidatos deve sair até final deste mês de abril.
Atual prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto já é o nome definido pelo Democratas (DEM) à pré-candidatura. A gerência do partido destaca que aguarda apenas a convenção da legenda para oficialização do gestor na disputa à reeleição na Prefeitura Municipal.
PARTIDOSPRÉ-CANDIDATOS
DEMACM Neto
PCdoBAlice Portugal
PDTPastor Isidório
PRTBDa Luz
PSOLFábio Nogueira
PSTURenata Mallet
PTGilmar Santiago
Valmir Assunção
Juca Ferreira
Já a deputada federal Alice Portugal é aposta do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) nas eleições de 2016. Conforme a legenda, o nome indicado à pré-candidatura foi aprovado pelos comitês estadual e municipal. O partido ressalta que está apenas à espera da convenção que deve oficializar a decisão.
Quem também está anunciado como pré-candidato a prefeito de Salvador é o deputado estadual Pastor Sargento Isidório. Ele é a indicação do Partido Democrático Trabalhista (PDT), ao qual se filiou em março deste ano após deixar o Partido Republicano da Ordem Social (Pros). Conforme a assessoria de Isidório, a saída da legenda ocorreu de forma amistosa e tem dimensão estratégica. Após orientação de parceiros políticos, a assessoria diz que o deputado avaliou que no PDT teria maiores condições de concorrer ao cargo de prefeito. Um dos motivos apontados seria um maior tempo de TV no horário eleitoral gratuito.
Pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol), Fábio Nogueira é o nome indicado à pré-candidatura. Conforme o partido, a decisão foi tomada em novembro de 2015 durante encontro envolvendo os diretórios estadual e municipal da legenda. Nogueira é sociólogo e atualmente professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Confirmando-se em convenção partidária, que deve ocorrer entre julho e agosto, essa será a primeira disputa do socialista a um cargo eletivo.
Formada em fonoaudiologia, Renata Mallet é a pré-candidata escolhida pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). O partido destaca que o nome da socialista foi indicado ainda em 2015. Mallet já concorreu ao cargo de vereadora de Salvador em 2012. Em 2014, voltou às eleições como candidata ao Governo do Estado.
Presidente do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) na Bahia, Rogério Tadeu da Luz afirma que é o pré-candidato da legenda às eleições 2016. Analista de sistemas, Da Luz concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo em 2002, nas eleições para governador da Bahia. Em 2004 e 2012, disputou as eleições para a Prefeitura de Salvador. Em 2014, voltou às eleições como candidato ao Governo do Estado.
O Partido Social Democrático na Bahia (PSD) afirma que convidou o vereador Edvaldo Brito a ser pré-candidato à Prefeitura de Salvador, mas ainda aguarda reposta. Brito se filiou à legenda em março deste ano, após deixar o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). O G1 tentou contato com o vereador para saber o motivo da mudança de partido, por meio da assessoria, mas não conseguiu resposta até a publicação desta reportagem.

COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO
QUANTOS DESSES CANDIDATOS DESISTIRÃO APÓS DOIS MESES?
PESSOALMENTE, DESCONFIO DA MAIORIA DOS PRETENDENTES, POIS GERALMENTE SE TRATA DE UM GOLPE DO BAÚ E MAIS NADA.
DO PT, EM QUEM POUCOS ACREDITAM, TORÇO PELO JUCA FERREIRA, QUE TEM UM MUITO RESPEITÁVEL CV. 
GILMAR SANTIAGO É UM VEREADOR ENGAJADO, PARTICIPATIVO, CONSCIENTE. MAS DUVIDO QUE ELE TENHA ALGUM PESO FRENTE AO JUCA.
VALMIR ASSUNÇÃO NÃO ME INSPIRA A MENOR CONFIANÇA.
O PASTOR/SARGENTO ISIDÓRIO É UMA PIADA DE MAU GOSTO. QUANDO LEMBRAMOS QUE O PDT JÁ FOI REPRESENTADO PELO LEONEL BRIZOLA...
DA LUZ ACABAR´PA, COMO DE COSTUME, VENDENDO SEUS VOTOS PELA MAIOR OFERTA.
ALICE PORTUGAL COM MARIA DEL CARMEN? UMA BICICLETA DE RODAS QUADRADAS.
PSOL É UM PARTIDO LIMPO - TALVEZ POR NUNCA TER CHEGADO AO PODER - MAS TERÁ POUCO PESO. PENA...
NÃO DUVIDEMOS, TEREMOS MAIS QUATRO ANOS A ACIMENTADO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário