sábado, 16 de dezembro de 2017

NÃO ABRO MÃO DO MEU "OXENTE"

Augusto Pondé

Se você, que está começando a ler este comentário, diz "Firenze" em vez de "Florença" e "Milano" em vez de "Milão", desculpe, mas vou lhe dar um puxão de orelha: que coisa mais babaca! 

Não quero ofender,mas por que a troca? Não precisamos dessas importações. Temos uma língua também bonita e rica. Nada justifica usarmos palavras de outros idiomas para expressar aquilo que podemos expressar empregando os vocábulos da "última flor do Lácio". Se você faz essa bobagem , está passando recibo de "subserviência linguística". 

Sei que algumas "babaquices" já se impuseram com o tempo. Se, por exemplo, eu disser "Formosa", para me referir a "Taiwan", serei "um estranho no ninho", muita gente não vai me entender. No entanto, ainda podemos salvar da extinção "Florença" , "Milão" e outras tantas palavras do nosso querido português. 

Não seja um tolo, não diga "Beijing", como alguns já dizem, é ridículo. Os que assim fazem são ,geralmente, os mesmos que andam em restaurantes girando taças e cheirando o vinho pra bancar "gente fina"(nada contra o vinho, que adoro). Pois eu amo falar português. Sobretudo, com sotaque baiano. 

Não aguento ver alguns nordestinos que passam um mês no Rio e voltam falando "carioquês" e usando gíria carioca. Uma amiga baiana é um bom exemplo dessa tolice: deixou de dizer "amigo secreto" e , imitando os sulistas, agora diz "amigo oculto", fechando a primeira vogal da segunda palavra (ôculto). 

Meu Deus! Vamos ser o que somos. As meninas negras e mestiças são a prova disso: ficam tão lindas e sensuais com suas belas jubas crespas, livres da ditadura da "chapinha". Viva o Brasil, viva a língua portuguesa, viva o sotaque nordestino, viva o sotaque paulista, viva o sotaque carioca e todos os outros sotaques. 

Viva a carapinha das "meninas baianas". Não existe cabelo bom, existe preconceito ruim.

COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO
Como não concordar? Para quem ainda duvidar, sugiro uma visita ao Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Chega a emocionar.

Um comentário:

  1. ... ...""Uma amiga baiana é um bom exemplo dessa tolice: deixou de dizer "amigo secreto" e , imitando os sulistas, agora diz "amigo oculto"......""

    Quem escreveu esse corolário de xenofobia?
    Sou do sudeste e nunca ouvi alguém chamar essa comemoração-idiota-de-fim-de-ano de outra coisa que não fosse amigo secreto.

    ResponderExcluir