quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

ANTÔNIO VIEIRA ATACADO!

Quadros do Padre Antônio Vieira são alvo de ataque na Ufes
Resultado de imagem para FOTOS DO PADRE ANTONIO VIEIRA
 A intolerância não tem limites. Há poucos dias, um grupo de alunos de graduação e pós-graduação de História da Ufes simplesmente resolveu tapar todos os quadros dos corredores do IC III, que têm como tema o Padre Antônio Vieira. Os quadros estão no local há mais de 30 anos. Um dos alunos tentou até colocar fogo em uma das peças. O “argumento”: o Padre Antônio Vieira era “colonialista” e “racista”.
O sectarismo
O pior é que teve professor que deu aval à barbárie. “Vivemos momentos de descolonização do pensamento e de crescimento da consciência étnica da nossa população. Antônio Vieira, como representante do colonialismo, tinha uma posição ofensiva em relação aos negros e índios”, escreveu um deles nas redes sociais.
O que a Ufes diz
Procurada pela coluna, a assessoria da Ufes afirma que até o momento não recebeu denúncia formal, mas prometeu “apurar os fatos”.
Quem é quem
Religioso, filósofo, diplomata e escritor, o padre jesuíta Antônio Vieira é considerado um dos maiores oradores da Língua Portuguesa. Foi preso pela Inquisição acusado exatamente de defender índios e judeus. Autor de monumental obra, incluindo seus sermões, chegou a ser chamado por Fernando Pessoa de “Imperador da Língua Portuguesa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário