quinta-feira, 5 de julho de 2018

NOSSO CONCORRENTE NA MALÁSIA

Ex-premier da Malásia é acusado de corrupção


Resultado de imagem para Najib Razak FOTOS

O ex-primeiro-ministro da Malásia Najib Razak, suspeito de ter desviado milhões de euros de dinheiro público de um fundo soberano, foi formalmente acusado nesta quarta-feira pelo escândalo financeiro que contribuiu para a sua queda.
Ele é o primeiro ex-chefe de Governo do país do sudeste asiático a ser levado à justiça. Najib compareceu a um tribunal da capital Kuala Lumpur.
Foram pronunciadas quatro acusações contra Najib, três por abuso de autoridade e uma por corrupção passiva, envolvendo suborno de 42 milhões de ringgit (8,9 milhões de euros), o que pode implicar uma pena de até 20 anos de prisão.
Najib, 64 anos, foi colocado em liberdade após o pagamento de fiança. O julgamento está previsto para fevereiro de 2019.
O ex-premier havia sido detido na terça-feira, quando o governo do primeiro-ministro, Mahathir Mohamad, intensificou a investigação sobre a corrupção durante o período de seu antecessor.
As acusações estão relacionadas à empresa SRC International, filial do setor energético do 1MDB, o fundo soberano criado por Najib em 2009 e que hoje amarga uma dívida de 10 bilhões de euros.
O caso contribuiu em grande parte para a derrota, nas legislativas de maio, da coalizão, então liderada por Najib, que governava o país há 61 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário