sexta-feira, 7 de junho de 2019

CULTURA LEVANTA PROBLEMAS

Às vezes fazemos piada para não adoecer. Mas esse governo é bem mais trágico do que cômico. Belíssimo texto do Luiz Rosemberg Filho.
Resultado de imagem para FOTOS VITÓRIA DE SAMOTRÁCIA
MEMÓRIAS: É trágico quando os governos conservadores assumem o poder. Excêntricos na soma infinita dos erros logo implicam com a cultura e quando possível a anulam das suas responsabilidades. Foi assim em 64, e ainda pior agora. Detesta o pensamento, a reflexão e mais ainda o saber. E como resposta a tal ato de violência escondem-se na religião dos brancos e bancos. Cultura levanta problemas! E para que, né? É melhor deixar o espaço ser ocupado pelo dominador. Também foi assim em 64, e depois com Collor, Temer e uma vez mais agora de maneira esdrúxula e violenta. No futuro espero que não muito longe vão perceber em que merda foram se meter. Introduzir à força as excrescências religiosas no lugar do saber é crime sim! Mesmo porque a cultura, talvez erradamente, nunca levou a sério a religião já traduzida como "ópio do povo". 
Mas é uma força política financeira, né? Mas é uma estranheza melosa que quer ser sólida! Fico então com Dionísio pois tem vinho, música, dança, alegria e GOZO! Bem, no plano do real, o que é o poder? Uma construção sólida de ódios, recalques e autoritarismos. Logo vão ser esquecidos. Quem se lembra de algum ministrinho do governo A, B ou C? Enriqueceram todos com a política e ficaram como sombras bem nutridas na história. Mas não é pouco? Na época em que existiam como poder se achavam tão poderosos, e hoje são só nomes, muitos já esquecidos né? Já o saber que eles tanto odeiam por ser sim intemporal, fica! Basta ver a eterna poesia das Tragédias Gregas que seguem sendo estudadas ao longo dos séculos de Sófocles aos dias de hoje! 
Na política manda o recalque da burrice não assumida. Na cultura reina o pensamento, o saber, a sensibilidade e o afeto. Qualquer um pode ter acesso a Holderlin, Goeth, Shakespeare, SADE... Mas tem Bach, Mozart, Picasso, Godard, Zé Celso... Tirar o coração das trevas é mais fácil do que se pensa pois não existe domínio nem o poder da domesticação moral/religiosa. E isso se chama Democracia e Liberdade. Liberdade para sonhar, criar e gozar com o belo e poético. Daí as tantas e tantas violências com a cultura. Ela sempre será expressiva. Isso incomoda, faz pensar e até criar sem limite ou proibição alguma. E o poder que a proíbe, ao contrário, se alimenta sim da dor, do horror e mesmo da morte. O poder é capaz de tudo pois só se alimenta do conforto negativo para se afirmar como imoralidade! E não é pouco? Explicita-se o que com isso? A anulação do humano lado da vida!
(P/ TODOS OS ARTISTAS QUE SEGUEM CRIANDO E OUSANDO NÃO SEREM MASSA DE MANOBRA) Luiz Rosemberg Filho/RÔ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário