sexta-feira, 4 de novembro de 2022

THEATRO JOSE DE ALENCAR

O Theatro José de Alencar teve sua construção autorizada oficialmente em 1904 por Nogueira Acioli, conceituado pelo capitão Bernardo José de Mello, 

Seria um teatro jardim, composto por quatro seções.

Foi, por fim, inaugurado no ano de 1910 em Fortaleza, sendo a primeira construção do tipo da cidade.
O primeiro espetáculo lá apresentado foi a peça “O Dote” de Arthur de Azevedo, encenado pela Companhia Dramática Lucile Perez.
No entanto, o teatro não conta com o jardim inicialmente imaginado. 

Após sua inauguração, algumas reformas foram feitas, a primeira em 1918 que substituiu a iluminação a gás pela elétrica, além de algumas pequenas mudanças estruturais.

Na década de 20, por conta de uma doença num funcionário, o teatro acaba sendo fechado e sua documentação é completamente perdida com a incineração do arquivo existente. 
Em 1974 há uma restauração das cadeiras e da estrutura metálica importada de Glasgow e é apenas neste momento que o paisagista brasileiro Burle Marx projeta o jardim inicialmente imaginado por Bernardo José de Mello, contando com plantas brasileiras e outras típicas do Ceará. 

A última reforma ocorreu entre 1989 e 1990, além de recompor o jardim, foi feita a criação de um espaço cênico externo, contando com os recursos técnicos necessários de som e iluminação. 

A reforma fez outras mudanças estruturais que fizeram com o que o teatro se transformasse num centro cultural. 
Em 1987 foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN).





COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO. Foi com a maior dificuldade que consegui encontrar um vídeo correto. Quanto ao texto, fui obrigado a revisá-lo antes de reproduzir.
Quanta falta de profissionalismo na proteção ao patrimônio brasileiro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário