segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

O RETORNO DE ROSEMBERG

 Rosemberg retoma poder na Secult-BA


O setor cultural baiano está apreensivo com o retorno da influência do deputado e líder do governo da Assembleia Legislativa da Bahia, Rosemberg Pinto, na Secretaria de Cultura do Estado.

Após 8 anos indicando os principais nomes da pasta, com uma gestão criticada, o deputado reconquista terreno com a ascensão do diretor de museus, o cineasta Pola Ribeiro.

Da cota de Rosemberg (https://www.correio24horas.com.br/entre/-pola-ribeiro-assume-direcao-e-planeja-trazer-tecnologia-ao-museu-de-arte-moderna-mam-0121), Ribeiro assumiu a direção do Museu de Arte Moderna (MAM-BA) em janeiro de 2021 e sua gestão se envolveu em polêmica, nos bastidores do governo, quando teria tentado vender obras de Tarsila do Amaral e Rubem Valentim, do MAM-BA – o que teria sido barrado pelo senador Jaques Wagner.

Em junho de 2023, Ribeiro, que é ligado a uma grande produtora local, assumiu a diretoria de Museus, do IPAC, e já exerce funções como assessor especial do Secretário Bruno Monteiro, no momento em que tramita a escolha dos contemplados pela Lei Paulo Gustavo, o maior investimento da Cultura no Estado, com R$ 150 milhões de recursos federais.
--

Daniela Floquet

Nenhum comentário:

Postar um comentário