sexta-feira, 14 de abril de 2017

PICASSO E OS ANTROPÓLOGOS

Os antropólogos olham para a obra de Picasso. Até que enfim!

O Museu do Quai Branly, em Paris, investiga a relação do pintor com a arte não ocidental.

O Museu do Quai Branly investiga a relação do pintor com a arte não ocidental que o levou a caminhos nunca antes explorados pela arte europeia
O Museu do Quai Branly investiga a relação do pintor com a arte não ocidental que o levou a caminhos nunca antes explorados pela arte europeia DR
Depois da exposição dedicada às suas esculturas, pensávamos já ter visto todo o Picasso a que tínhamos direito. Mas ainda há mais a descobrir sobre o artista espanhol. E não se trata de explorar um pormenor qualquer para conseguir milhares de visitantes nas bilheteiras. O Museu do Quai Branly, em Paris, investiga a relação do pintor com a arte não ocidental que o levou a caminhos nunca antes explorados pela arte europeia e ao nascimento daquilo que hoje conhecemos como arte moderna.

Na primeira parte, a exposição monta uma cronologia de todas as relações de Picasso com este tipo de arte, mesmo antes da criação de Les Demoiselles d’Avignon, em 1906-1907, data-chave para a invenção do cubismo e da pintura abstracta. Objectos, cartas, fotografias e outros documentos, “ao longo de toda a sua vida”, compõem “uma cronologia rigorosa” daquilo que o artista pôde admirar: desde os círculos de marchands e coleccionadores até às exposições visitadas ou àquelas para onde emprestou obras.Picasso Primitivo
, até finais de Julho, oferece “um olhar totalmente inédito”, diz o comunicado de imprensa da instituição, “sobre a estreita relação que une Picasso e as artes de África, Oceânia, Américas e Ásia”. Não se trata de procurar apenas “as provas de inspiração”, como se fez no passado, mas de construir uma exposição que “se apoia no ambiente criativo do artista, para depois confrontar as suas obras com as dos criadores das artes primeiras”, outro nome dado em França às colecções de arte tradicional não ocidental com origem nas ex-colónias.

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