terça-feira, 7 de novembro de 2017

UMA REGATA INTERCONTINENTAL

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Salvador será destino 

da regata internacional 

Jacques Vabre


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O cenário da Baía de Todos-os-Santos volta a ser palco da Transat Jacques Vabre, maior regata transatlântica do mundo, dez anos após última edição em Salvador. 
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o comité organizador francês
O anúncio foi feito nesta sexta feira (1º), no Yatch Club da Bahia, durante coletiva de imprensa realizada pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur). A largada oficial está prevista para o dia 5 de novembro em Le Havre, na França, com os primeiros veleiros chegando a Salvador no dia 12.
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O secretário estadual José Alves afirmou que o evento vai movimentar ainda mais o turismo na Bahia. “A regata coloca a Baía de Todos-os-Santos novamente no cenário internacional, com um evento que tem uma grande mídia no mundo e amplia a visibilidade dos nossos atrativos turísticos. Além disso, apenas na organização do evento, mais de mil pessoas, sem contar os visitantes, também estarão aqui, o que fortalece a economia local”, disse.
Salvador e Le Havre são cidades históricas, ambas consideradas patrimônio da humanidade pela Unesco. Em 2017, a capital baiana completa 468 anos e a cidade portuária francesa, 500. Ainda de acordo com o secretário, o evento é uma oportunidade de estreitar ainda mais essa relação. “Vamos estimular os jornalistas, competidores e visitantes que vieram para visitar as nossas zonas turísticas e conhecer nossas belezas, é um público especializado, formador de opinião e certamente vai representar um ganho muito grande para a Bahia”.
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Percurso histórico
De acordo com Raquel Cruz, coordenadora da Transat Jacques Vabre, responsável pela relação entre Bahia e França, a regata tem como origem a história das grandes rotas marítimas. “A regata acontece a cada dois anos, saindo sempre da cidade de Le Havre, na França, que foi o primeiro porto importador de café da Europa, com destino a um país produtor de café, por isso o recebeu o nome de ‘Rota do Café’.
Com um percurso de 4.350 milhas, as provas serão disputadas em duplas, com participação de quatro classes de veleiros: Class40, Multi50, IMOCA e Ultime, com 40, 50, 60 e 100 pés, respectivamente. A travessia ligando a Europa à América é disputada com os velejadores se revezando no comando da embarcação. Na ultima edição, em 2015, a competição reuniu mais de 625 mil visitantes.


A Transat Jacques-Vabre, também conhecida como Rota do Café ou ainda Transat a dois, é uma regata transatlântica com dois marinheiros por veleiro, criada em 1995 e que tem lugar de dois em dois anos entre a França e a América.


É no ano de1993 que a cidade de Le Havre e a marca de café Jacques Vabre criam a Transat Jacques Vabre. A primeira edição é disputada em solitário, mas não demora muito para que o espírito de equipe se torne um propósito...
A partir de 1995, a regata transatlântica passa a ser uma prova disputada em duplas. A ideia de serem dois parceirosatrás de um mesmo objetivo se torna, enfim, sua marca registrada.
A Transat Jacques Vabre tem como origem a história das grandes rotas marítimas transatlânticasimpulsionadaspela forte dinâmica econômica entre os continentes americano e europeu.A primeira Transat Jacques Vabre, da mesma forma, religava Le Havre (França) a Cartagena (Colômbia), uma espécie de déjà-vu da Rota do Café. Desde então,Jacques Vabre e a cidade de Le Havre recriam esta que foi uma rota marítima tão importante para a época quanto a Rota do Chá (de Hong-Kong a Londres) ou a Rota do Ouro (de Nova Iorque a San Francisco).
A rota do comércio do café, em especial, começa de forma “despretensiosa” em 1728 com apenas 40 quilos de grãos que desembarcam no porto de Le Havre...
Le Havre, cidade náutica

Le Havre, maior cidade da Normandia, é um lugar único: detém a única marina de águas profundas acessível 24h por dia sem influência da maré, uma estação náutica quatro estrelas, uma área exclusiva para a prática de esportes náuticos e excelentes condições de vento... Além, é claro, de ser o primeiro porto de cruzeiros do litoral francês desde o Canal da Mancha até a costa atlântica. Tais características que lhe tornaram, ao longo dos anos, um reduto da vela e um dos cinco principais lugares para práticas náuticas da França.

Le Havre-Jacques Vabre,
a força de uma parceria

A dupla é um fator determinante na Transat Jacques Vabre: dois velejadores, dois portos, uma prova a cada dois anos e, sobretudo, dois parceiros históricos unidos na defesa dos valores humano, esportivo e eco sustentável.
Desde a primeira edição de 1993, Jacques Vabre deu nome à regata. Foi também quem propôs ao público de descobrir as mais belas paisagens onde se produz café, tais como a Colômbia, o Brasil e a Costa Rica, além de ser um agente ativo na defesa do meio ambiente. Uma proposta que fez com que fosse implantado, desde 2003, um modelo de evento que se fundamenta nos princípios da sustentabilidade.
Ao seu lado está Le Havre, cidade fundada em 1517 pelo rei Francisco I e marítima por vocação desde 1643 durante a emblemática Companhia do Oriente ao desenvolver relações com as Américas no comércio do coton, do café, do açúcar e do tabaco... Ainda hoje, Le Havre é o primeiro porto francês de comércio exterior e o quinto da região Norte da Europa, com mais de 87 milhões de toneladas de produtos movimentados em 2016. Ao longo das edições, a cidade de Le Havre criou fortes laços com os velejadores e desenvolveu as suas instalações náuticas em torno das antigas docas do porto comercial, uma maneira de reafirmar sua lendária identidade marítima.
Andando em sintonia

Desde 1993, Le Havre e Jacques Vabre têm transformado esta parceria histórica em uma verdadeira amizade. Arelação dos dois fundadoresdo evento é reforçada desde 2013, quando se comemoram 20 anos de regata e se oficializaram os nomes da cidade e da marca como co-organizadores da Transat Jacques Vabre.

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