segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

ÍNDIO TEM NOME

Saudemos a Folha de S. Paulo, edição de domingo (17dez2017), pelo suplemento “Sebastião Salgado na Amazônia”, mais um libelo deste fotógrafo mineiro de 73 anos em defesa dos índios brasileiros. 
Nosso entusiasmo é maior ainda porque esse membro da Academia de Belas Artes da França preenche as 10 páginas do suplemento em parceria com o jornalista paulista Leão Serva, que sabe cultivar como poucos a amizade com os baianos.
A dupla esteve junta por 10 dias na tribo dos Korubos, no Amazonas, quase na fronteira com o Peru, e Leão reportou o apelo dos remanescentes dessa etnia de índios brasileiros para que a FUNAI não os abandone à inclemência dos invasores e das doenças.
Salgado já estava na área há mais tempo e retornará à selva amazônica até que se complete seu projeto “Amazonas”. O suplemento da Folha estampa duas dezenas de fotografias em branco&preto que dispensam a assinatura tal a identidade que ele empresta ao trabalho que o consagrou.

Na edição, chamou-me a atenção que as legendas das fotografias informam o nome de cada um dos índios e índias fotografados, uma iniciativa que traduz o ser humano admirável que é o jornalista Leão Serva.

Image may contain: 2 people, outdoor

Flagrante da recepção dos korubos ao jornalista Leão Serva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário