quarta-feira, 11 de maio de 2022

CAFÉ NO SULACAP




NO EDIFÍCIO SULACAP, esquina da ladeira de São Bento com a Carlos Gomes, é uma beleza de arquitetura dos anos 40.


No térreo, com direito a vista sobre um pequeno jardim, um modesto café - quatro mesas - serve uma deliciosa torta de limão e o expresso mais barato da cidade: R$3,90!


Agora servem um prato do dia.
Voltarei!

FOLIA NO SULACAP!

https://globoplay.globo.com/v/10343063/ 


Edifício Sulacap é um prédio inaugurado no ano de 1946 localizado na capital do estado brasileiro da BahiaSalvador, em sua região central.

Sendo um dos principais representantes do movimento artístico europeu da Art déco — caracterizado pelo luxo e e pela extravagância — o prédio foi observado pelos órgãos de preservação memorial do Estado da Bahia, como o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

O processo pelo tombamento do prédio iniciou-se no ano de 2008, pela funcionária Nilde Nobre do Conselho Estadual de Cultura (CEC), que propôs o tombamento do prédio baiano e recebeu o tombamento provisório.

No ano de 2016, em meio ao governo Temer, o prédio buscou um edital de captura de recursos financeiros de manutenção do edifício junto ao Conselho de Cultura. No mesmo ano, o prédio recebeu parecer favorável ao tombamento e coube o processo à ser analisado pelo governador da Bahia, Rui Costa *.

Em reportagem de 2021 publicada no jornal baiano Correio, apurada pela jornalista Rafaela Santana, constou que a Defesa Civil da Bahia percebeu uma série de problemas estruturais no prédio. A reportagem demonstrou, assim como a perícia, que partes estruturais do prédio correm risco de desabar e com isso colocar o prédio em risco devido à falta de manutenção.

* ... Que, como de costume, nada fez...

Nenhum comentário:

Postar um comentário