sábado, 8 de outubro de 2016

PODERIA SER NOSSA PARATI


A estrada até lá não é das melhores. Compensa a paisagem logo após sair da Br324. Bambuzais, canaviais, gado e pequenas chácaras compõem, com o azul do céu, ilustrações de outrora. Santo Amaro perdeu muito de sua beleza pelo descaso de administrações sem referências culturais. Lembro quanto a admirável Zilda Paim - um acúmulo de historiadora, pintora e antropóloga – se queixava. 

As ruinas que pontuam a entrada da cidade parecem questionar a qualidade dos artistas que ela gerou e, na saída, o conjunto do Residencial Solar Paraiso, abandonado há anos, é um insulto às 500 famílias que lá deveriam morar. Programa de des- Aceleração do Crescimento.
A longa e sinuosa descida faz nosso carro deslizar até Cachoeira. Lá está o mercado onde iremos, ritual obrigatório, comprar nosso requeijão antes da volta. 

O Hotel do Convento, que alia um conforto espartano a uma decoração medíocre, compensa pela aristocrática elegância do imóvel. Faltarão dez centímetros à minha cama e nosso café da manhã será tão farto quanto insonso.
Durante 30 horas, hesitarei entre encanto e irritação. Belíssimo casario, suntuosas paisagens, gente sorridente, deliciosas maniçobas. Mas uma barulheira infernal que irá nos perseguindo, impiedosamente, a cada esquina. Ah! Se a avenida beira-rio fosse interditada aos carros, deixando o pedestre livre para espreguiçar numa esplanada silenciosa, bebendo água de coco, a contemplar São Felix “um verdadeiro presépio” e o voo dos pássaros sobre fundo verdejante...
A igreja Terceira do Carmo, pérola barroca do Recôncavo, nunca, de sábado a segunda-feira incluída, abrirá as portas. 

O prazeroso passeio de barco até a mágica Ilha das Garças, ter-nos-ia transportado até o relato “Bahia 1860” de Maximiliano de Habsburgo, não fosse o lixo e os esgotos que pontuam as beiras do rio tranquilo. Assim não há como estranhar as deprimentes taxas de turismo na Bahia, que ainda não entendeu onde estão seus tesouros...


Um comentário:

  1. DEUS ME LIVRE! QUE DESAPONTAMENTO .... VOU TIRAR DA MINHA LISTA DE LOCAIS A REVISITAR.

    ResponderExcluir