Paris testa oitava linha de VLT
Linha T8 de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) está sendo testada no norte da capital francesa e deve abrir ao público em um mês
(Notícia de 2014)
Paris não possuí apenas uma rede de metrô invejável, mas também uma malha de VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), chamado por lá de 'tramway', de deixar qualquer brasileiro entusiasta em transporte com dor de cotovelo.
Atualmente sete linhas cortam a cidade, sendo que cinco são operadas pela autoridade de transportes públicos local, a RATP, mesma empresa que opera o metrô de Paris e a maioria dos serviços de ônibus. Já a linha T4 está a cargo da operadora ferroviária nacional francesa, a SNCF.
Agora a “T8″ está sendo testada no norte da capital da França, e deve ser aberta ao público no próximo mês. A linha possuí 8,45 km de extensão e liga Saint-Denis a Villetaneuse-Universidade e a estação de Epinay-sur-Seine, operando em “Y”.
Após o dia 16 de dezembro, o sistema irá operar 20 composições. A expectativa é que mais de 60 mil passageiros usem o ramal todos os dias. A T8 deve fazer ainda conexão com a linha 13 do metrô de Paris.
Rede de tramway de Paris:
T1: Asnières – Gennevilliers – Les Courtilles ↔ Noisy-le-Sec
T2: Pont de Bezons ↔ Porte de Versailles
T3a: Pont du Garigliano ↔ Porte de Vincennes
T3b: Porte de Vincennes ↔ Porte de la Chapelle
T4: Aulnay-sous-Bois ↔ Bondy
T5: Marché de Saint-Denis ↔ Garges – Sarcelles
T7: Villejuif – Louis Aragon ↔ Porte de l’Essonne
T2: Pont de Bezons ↔ Porte de Versailles
T3a: Pont du Garigliano ↔ Porte de Vincennes
T3b: Porte de Vincennes ↔ Porte de la Chapelle
T4: Aulnay-sous-Bois ↔ Bondy
T5: Marché de Saint-Denis ↔ Garges – Sarcelles
T7: Villejuif – Louis Aragon ↔ Porte de l’Essonne
Expansão
T6: Châtillon – Montrouge ↔ Viroflay-Rive-Droite – operação em 2014
T9: Porte de Choisy ↔ Orly-Fer à Cheval – prevista para 2020
T10: Croix de Berny ↔ Clamart-Place du Garde – prevista para 2021
T9: Porte de Choisy ↔ Orly-Fer à Cheval – prevista para 2020
T10: Croix de Berny ↔ Clamart-Place du Garde – prevista para 2021
COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO
Tive a oportunidade de usar este transporte não somente em Paris, mas também em Bogotá e em Lima. Rápido e confortável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário