quinta-feira, 6 de agosto de 2020

O HOMEM DO SACO



Quem nunca ouviu falar sobre “o homem do saco” ou para os mais novos ‘o velho do saco”? Trata-se de uma lenda que tem por objetivo assustar as crianças que não obedeciam os pais, daí eles falavam: “se não for dormir o velho do saco vem te buscar” ou “se me responder chamo o velho do saco pra te pegar”. Mas como surgiu? Será que há algum fundo de verdade? Sim, por incrível que parece ele existiu sim!
Na realidade, a história não traça o perfil de vilão que vai buscar a criança malcriada ou que não quer dormir no horário. Ela remete ao trabalho dos carteiros, até porque em 1913, por exemplo, era comum enviarem crianças pelo correio com selo pendurado em suas roupas. Elas iam de trem numa espécie de sacola que ficava presa ao ombro do “homem do saco”.
Isso acontecia quando as famílias queriam livrar as crianças pequenas de locais com incidência de doenças contagiosas, pobreza extrema ou mesmo para a doação, quando os pequenos eram dados à adoção para outras famílias. O que na época era legal e muito comum.
Segundo relatos, as crianças tinham tanto medo de serem doadas ou saí


velho do saco ou homem do saco é uma figura mitológica semelhante ao bicho-papão, retratado como um homem com um saco nas costas que carrega crianças malcriadas. Variantes dessa figura aparecem em todo o mundo, principalmente em países latinos, como EspanhaPortugalBrasil e países da América espanhola, onde é conhecido como "hombre do costal", "hombre del saco" e na Europa Oriental. Lendas semelhantes são encontradas no Haiti e em alguns países da Ásia.
Na Espanha, o hombre del saco geralmente é retratado como um velho malvado e impossivelmente feio e magro que come as crianças que se comportam mal. O assassinato do menino Bernardo Gonzalez Parra por Francisco Leona Romero em Gádor em 1910 deu origem a esse termo no país[1] porque os sequestradores usavam um saco de balas para levar com as crianças.[2] No Brasil, o homem do saco é retratado como um homem adulto, alto e imponente, geralmente na forma de um "vagabundo", que carrega um saco nas costas e recolhe crianças desobedientes para fins nefastos. No Chile e na Argentina, particularmente nas zonas sul e austral, é conhecido principalmente como "El Viejo del Saco" ("O velho do saco").

Nenhum comentário:

Postar um comentário