segunda-feira, 5 de setembro de 2022

ESCULTURAS VIVAS



ISSEY MIYAKE FALECEU. 

A ARTE PERDEU 
UM DE SEUS MAIS TALENTOSOS CRIADORES.




Miyake nasceu em 22 de abril de 1938 em Hiroshima, Japão. Ele estudou design gráfico na Tama Art University, em Tóquio, graduando-se em 1964.

Após a formatura, ele trabalhou em Paris e Nova York .

 Retornando a Tóquio em 1970, ele fundou o Miyake Design Studio, um produtor sofisticado de moda feminina.

A editora de moda do San Francisco Chronicle, Sylviia Rubin, credita Miyake, juntamente com Babette Pinsky, por "reinventar" a prega da Fortuny nos anos 80.

No final dos anos 80, ele começou a experimentar novos métodos de preguear que permitissem flexibilidade de movimento para o usuário, bem como facilidade de atendimento e produção. 

As peças de vestuário são cortadas e costuradas primeiro, depois ensanduichadas entre camadas de papel e alimentadas em uma prensa térmica, onde são pregas. A "memória" do tecido mantém as pregas e, quando as roupas são libertadas do casulo de papel, elas estão prontas para uso. 



Ele fez o figurino para Ballett Frankfurt com pregas em uma peça chamada "A Perda de Pequenos Detalhes" William Forsythe e também trabalhou no balé "Garden in the setting".



Ele teve amizade com a artista de cerâmica austríaca Dame Lucie Rie. Ela lhe legou sua coleção substancial de botões de cerâmica e porcelana, que ele integrou em seus desenhos e apresentou em novas coleções.

Ele também desenvolveu uma amizade com Steve Jobs da Apple, e produziu as gola alta preta, que se tornariam parte do vestuário de assinatura de Jobs. 

Jobs disse: "Então, pedi a Issey que me fizesse algumas de suas gola alta preta de que eu gostava, e ele me fez gostar de uma centena delas".

O lendário designer Geoffrey Beene afirmou que admirava Issey Miyake pela técnica de Miyake, em entrevista ao poeta / artista Steven Vita no jornal Veery, 1991.


Nenhum comentário:

Postar um comentário