OS EUA CHAMAM A AMÉRICA LATINA DE QUINTAL. MAS NÃO CONHECEM O QUINTAL...

Um dos secretários de Trump (o equivalente a ministro, no Brasil) chamou Brasil e todos os países do México até a Argentina, de “quintal”, mas é incrível como desconhecem o que tem neste “quintal”. Muito interessante a análise a seguir, do jornalista Élio Gaspari, publicado em “O Globo” sobre o assunto:
"Não se pode exigir que os presidentes dos Estados Unidos conheçam a América do Sul. Franklin D. Roosevelt (1933-1945) chamou Getúlio Vargas de general, e George W. Bush (2001-2009) perguntou a Fernando Henrique Cardoso se havia negros no Brasil. A ignorância pontual é uma condição do gênero humano. Afinal, ninguém é obrigado a saber tudo, mas o problema se agrava quando o sujeito recicla a própria ignorância e acredita ter conseguido sabedoria. Esse é o caso de Donald Trump e de sua turma.
O secretário de Defesa, Pete Hegseth, disse que 'o governo Obama (…) permitiu que a China se infiltrasse em toda a América do Sul e Central com sua influência econômica e cultural', e acrescentou: — Estamos retomando o nosso quintal."
"O doutor falava do Canal do Panamá, onde empresas chinesas se estabeleceram no vácuo deixado pelos interesses comerciais dos Estados Unidos."
"A China investe em matérias-primas e na infraestrutura na Ásia, África e América Latina de acordo com seus interesses. Não há um só caso de iniciativa chinesa contra a vontade de um país." Pois é!
Toma lá, dá cá!
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, um jovem político de 48 anos, do Amapá, é também um astuto comerciante no seu estado natal. E mostra isso agora ao cobrar do presidente Lula a compensação pelo relevante apoio a projetos de interesse do Executivo Federal. A fatura de Alcolumbre para Lula: comando do BB, Correios, agências reguladoras. Simples, não é? Mas ele tem crédito, inclusive a promessa de barrar o projeto da anistia aos que nem foram c ondenados ainda...
"Estes são os meus princípios. Mas se não gostarem, eu tenho outros." (Groucho Marx, 1890-1977, comediante e ator americano)
Eles não nos suportam!
Como todo autoritário no poder, o presidente da Argentina, Javier Milei, voltou a atacar a imprensa que critica as políticas de seu governo, chamando os jornalistas de "sicários" e "lixo mentiroso", em uma mensagem publicada na rede social X. "Acredito que as pessoas não odeiam o suficiente estes sicários com credencial de supostos jornalistas. Se os conhecessem melhor, os odiariam ainda mais do que aos políticos", afirmou.
TV aberta ou escancarada?
Dou meu braço a torcer: às vezes, uma rápida olhada na programação da TV aberta, principalmente nos finais de semana, pode ser uma viagem hilária.
Vejamos: no último domingo, em um desses programas de perguntas ao público, o apresentador, maldosamente, questionou uma moça:
- Em que planeta é realizada a Corrida de São Silvestre?
E ela, com ar de dúvida, chutou, mas falando sério:
- Em Marte?
Não é legal, gente?
Alex Ferraz
(coluna EM TEMPO publicada na “Tribuna da Bahia”)
Críticas e sugestões: alexferrazemtempo@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário