As medalhas do comandante do Exército: os honrosos feitos do general Tomás, justificativas para homenagens recebidas
Os oficiais generais das Forças Armadas Brasileiras, assim como seus pares nos Estados Unidos e em outros exército, ostentam muitas medalhas. Ao longo dos últimos meses a Revista Sociedade Militar recebeu questionamentos sobre a importância das condecorações e quais seriam os “feitos de guerra” realizados pelos oficiais brasileiros que justificam tantas condecorações.
O atual Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, é um dos oficiais mais condecorados das Forças Armadas Brasileiras. Em solenidades públicas é possivelperceber o peso das condecorações nos belos uniformes que no ambiênte militar são reconhecidas como símbolos de elevada distinção, capacidade e habilidades que possui como militar. Em seu currículo oficial, exposto pelo Comando do Exército Brasileiro, se encontra uma lista as mais de 20 condecorações do oficial general
As condecorações e suas justificativas
Após apuração no arquivo de documentos do Exército Brasileiro, Ministério Público e outras instituições públicas, a Revista Sociedade Militar apurou as justificativas e feitos honrosos para as 10 condecorações mais significativas do general Tomás Miguel Miné, que atualmente comanda o Exército Brasileiro.
- Ordem do Mérito Militar – Grã-Cruz: é uma medalha recebida por todos que ocupam o cargo de Comandante do Exército, não há necessidade de realização de qualquer feito heróico ou excepcional.
- Ordem do Mérito da Defesa – Grã-Cruz: é uma medalha recebida por todos que ocupam o cargo de Comandante do Exército, não há necessidade de realização de qualquer feito heróico ou excepcional.
- Ordem do Mérito Judiciário – Alta Distinção: Homenagem recebida do poder judiciário.
- Ordem do Mérito do Ministério Público Militar – Grande-Oficial: É uma condecoração entregue para autoridades e cidadãos, brasileiros e estrangeiros, que hajam prestado reconhecidos serviços ao Ministério Público Militar ou lhe tenham demonstrado excepcional apreço.
- Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina: A Medalha é entregue para condecorar os militares de carreira do Exército que tenham completado quarenta anos de bons serviços prestados. (http://www.sgex.eb.mil.br/sg8/005_normas/01_normas_diversas/01_comando_do_exercito/port_n_1548_cmdo_eb_28out2015.html )
- – Medalha Marechal Osório – O Legendário: Condecoração criada para premiar o militar do Exército que apresente excelente desempenho funcional, irrepreensível conduta civil e militar e destaque por excepcional preparo físico demonstrado em resultados sucessivos de testes de aptidão física.
- Medalha das Nações Unidas – MINUSTAH: Medalha para quem participou das operações da ONU no Haiti
- Medalha do Corpo de Tropa – Bronze: A Medalha Corpo de Tropa destina-se a condecorar os militares de carreira do Exército, em serviço ativo, pelos bons serviços prestados em Organizações Militares Tipo Corpo de Tropa.
- Medalha Marechal Trompowsky com Passador de Ouro: para reconhecer os méritos de personalidades e instituições que prestaram relevantes serviços para o ensino do Magistério do Exército.
- Medalha Mérito em Clínica Médica: A medalha foi criada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, em São Paulo, no ano de 2019, e é outorgada a diversas personalidades, em virtude dos relevantes serviços prestados à comunidade social e cientifica, pela contribuição para a formação médica e, em especial para a especialidade Clínica Médica
Robson Augusto – Revista Sociedade Militar – Popyright@2024 Todos os direitos reservados
Nenhum comentário:
Postar um comentário