quarta-feira, 3 de agosto de 2022

O DESPEJO DE MODIGLIANI

 Duas fotos incríveis de Amedeo Modigliani!

Na primeira, ele aparece no centro, de roupa preta, ao lado de Paul Alexandre que durante sete anos, de 1907 a 1914, foi seu único amigo, confidente e mentor. Os dois tinham afinidades intelectuais e passavam dias conversando sobre pintura, poesia, literatura e filosofia. Era o único comprador das obras de Modigliani. Como prova de gratidão, foi retratado inúmeras vezes pelo pintor. Paul adquiriu quase 500 desenhos de Modigliani, cerca de uma dúzia de pinturas e o maravilhoso “Retrato de Paul Alexandre”, que apareceu no mercado pela primeira vez, há pouco tempo.


Na segunda, um documento excepcional. É um testemunho incontestável das dificuldades em que o pintor vivia e também de amizade: uma foto da mudança da Rua Delta. No chão, jogados sem proteção os quadros “Nudo dolente”, de 1908 e “Tête de femme de profil" de 1907 e cima da carroça, Paul Alexandre ajuda o amigo.

Amedeo Modigliani, "Retrato do Dr. Paul Alexandre", 1909. Óleo sobre tela: 100.5 x 81.5 cm. Coleção particular.


Em 1909, Modigliani pintou três retratos do médico, dos quais este foi primorosamente pintado e atingiu o mais alto grau de perfeição. 


Assim como "The Riding Habit" (Coleção particular, Nova York) pintado no mesmo ano, é um retrato de três quartos em que o modelo posava com a mão esquerda apoiada no quadril.
Helena Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário