quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

ME APOSENTEI DE SER GRÃ-DUQUESA

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

"Tendo uma vez se estabelecido em Campbellville no Canadá, a grã-duquesa Olga Alexandrovna esperava uma "aposentadoria" de sua vida imperial mais ou menos completa, mas surgiram convites para almoços, jantares e coquetéis e, a princípio, aceitou-os apenas pelo bem de suas noras. Ela tinha que prestar atenção em seu guarda-roupa quando sua mãe estava viva. Com a morte da imperatriz Maria, Olga sentiu que estava livre para negligenciar o que vestia tanto quanto quisesse, mas as roupas nunca poderiam interferir em sua dignidade e equilíbrio. Antigamente, a indiferença da grã-duquesa ao vestuário deixava suas costureiras desesperadas, e o elaborado vestido de corte que ela usava em certas ocasiões fazia com que ela se sentisse como se estivesse em uma gaiola e não pudesse sair dali. Essa indiferença cresceu com os anos. Ela considerava as roupas puramente funcionais. Elas cobriam o corpo dela e a protegiam do frio, e nada mais importava. Muitos anos antes, quando era a irmã do último imperador da Rússia, ela usava chapéus da moda Eduardiana, com plumas vastas, cordões de pérolas e ouro, pulseiras da mesma forma e vestidos com babados. Hoje, qualquer coisa servia.
Agora, a roupa favorita de Olga era uma jaqueta de couro muito surrada que ela colocava sobre uma roupa igualmente antiga de forma, cor e material. Ela raramente usava meias e enfiava os pés em um par de sapatos que parecia ser remendado. Seu único chapéu era uma boina de grande antiguidade. Certa manhã, ao sair de casa, ela foi vista com uma blusa rasgada atrás e seu filho tentou protestar. "Mas o que isso importa?" perguntou a grã-duquesa, genuinamente surpresa por ele ter notado um detalhe tão trivial. "É na parte de trás. Ninguém precisa vê-lo." No entanto, se as questões de alta-costura e moda não significavam nada a ela, Olga ainda sentia um apego profundamente sentimental a uma ou duas coisas em sua posse. Quão bem me lembro de ir ao chalé uma manhã e encontrá-la usando um suéter velho tão fora de forma que ele pendurou, todo amontoado em dobras, em seus ombros. A simplicidade de sua maneira encantava a todos. "Eu concordo", ela me disse uma vez, "que eu pareço algo deixado por um gato na soleira da porta. Bem, o que isso importa? Mas, pareço preocupar alguns dos meus amigos. Outro dia uma mulher gentil, que é uma grande amiga minha, sugeriu que eu poderia fazer algo pelas minhas rugas. Eu sei que elas estão ficando cada vez mais profundas. Bem, eu estou orgulhosa delas e eu disse que elas me fazem parecer uma camponesa russa. Meu pai teria entendido esse sentimento". A grã-duquesa nunca se preocupou em se preparar para qualquer ocasião. Em junho de 1959, a rainha e o príncipe Philip chegaram a Toronto, e a grã-duquesa foi uma das primeiras a serem convidadas para almoçar a bordo do Britannia. Seus amigos e, na verdade, todo o bairro passavam por um momento terrível. Nas palavras da grã-duquesa, "eles estavam manhã, tarde e de noite pedindo que eu comprasse um novo vestido". No final, no entanto, após intermináveis ​​discussões e persuasão, Olga concordou em ir a uma loja em Toronto. Uma vez lá, ela insistiu em receber total liberdade de escolha. Ela comprou um vestido de algodão branco e azul por trinta dólares. Uma amiga que a acompanhava sugeriu um chapéu novo e um ou dois acessórios, e Olga, sentindo-se muito feliz com o baixo preço do vestido, concordou. Meia Cooksville acabou por vê-la naquela manhã memorável. Suas roupas, por mais simples que fossem, eram novas, e o pequeno chapéu de palha azul também. Os vizinhos sabiam tudo sobre as compras. "Toda essa confusão, só para ir ver Lizzie e Philip!" ela disse".
Fonte: The Last Grand Duchess, Ian Vorres
PS: Por muitos anos, sua sobrinha preferida era Olga, mas depois passou a ser Anastácia.
Todas as filhas do Czar a adoravam.

Um comentário: