ANDRÉ OLIVEIRA
Hoje eu optei por não deixar passar mais uma oportunidade de me mexer, muito menos de estar onde eu quero estar.
Minha cerveja hoje é com amigos e moradores do Sto Antônio, tomando conta da nossa rua, cuidando do nosso lugar, sem arere, nem confusão, nem gritaria que não vale o grito quando se tem razão.
Fui à Cruz do Pascoal ontem a noite e compreendi de perto, com os comerciantes e moradores, o que de fato aconteceu na ação da Prefeitura, nada diferente do que já sabemos. Ação truculenta, sem aviso prévio, muito menos negociação. A famosa ORDEM PÚBLICA, órgão que só no nome me dá agonia, chegou e botou ordem no lugar que não pertence a eles, contra a vontade de todos dali.
Pode parecer simples a retirada de algumas mesas e cadeiras do largo, mas já parou pra pensar o quanto isso faz parte da cultura do local? O quanto que estende o horário de circulação, movimenta o espaço, dá vida e segurança aos moradores?
Agora a área serve de estacionamento de 3 ou 4 carros, no lugar das 20 a 40 pessoas que sentavam ali para se divertir, relaxar depois do trabalho. Esse é o primeiro momento, depois tudo começa a fechar 22h, quem vem de longe pra casa fica com medo de passar num lugar vazio, a gente bem sabe o ermo que é o Centro sem movimento, sem motivo. E por ai vai...
Sabia que a base comunitária foi retirada? Quem faz a segurança do largo são os moradores, comerciantes e as pessoas que ocupam o espaço, inibindo a ação violenta e criminosa, até pq todos por ali se conhecem e sabem muito bem quando um estranho chega.
A gente se vale da gente mesmo, a queda de Dilma me coloca no lugar mais consciente de que os processos políticos da maquina de governo valem de nada, a segurança das nossas ruas fazemos em conjunto, com os vizinhos, dando vida e cara aos lugares em que QUEREMOS e temos o DIREITO de estar.
ACM Neto parece não se importar, ou muito menos querer saber, queria mesmo era que ele chegasse no Largo hoje, sentasse no chão com a gente, batesse um papo, mas ele não tem prestigio pra isso, ele não é bem vindo por muitos, eu inclusive não me sinto seguro com a sua presença. Obrigado Prefeito, melhor sensação eu poderia sentir em sua gestão, mas a gente se basta tá, bonito? A cidade não é sua, ela corre junto com nosso sangue e a cada retirada, higienização, "embelezamento" que você faz, mata um pedaço dela a cada dia. Se respeite e respeite quem vive nos lugares, não foi pra isso que você foi eleito, NUNCA É.
Nenhum comentário:
Postar um comentário