domingo, 5 de janeiro de 2025

DIGA NÃO!

 


Diga NÃO À CONSTRUÇÃO DE UM HIPERMERCADO NA ÁREA DA APA DO ABAETÉ QUE ATAKA RESTINGA, ATAKA LAGOAS, ATAKA DUNAS, ATAKA FLORA, ATAKA FAUNA E ATAKA PEQUENOS COMERCIANTES.



A Área de Preservação Ambiental - APA - Lagoas e Dunas do Abaeté é unidade de conservação protegida por diversas normas: municipal, estadual e federal. Entretanto, tais normas não têm sido suficientes para inibir a crescente destruição desse ecossistema extremamente importante inclusive para a qualidade de vida humana e não humana.

Salvador vem tendo suas áreas verdes, águas doces e salgada atacadas por interesses econômicos que encontram no poder público apoio na concessão de licenças para construções em áreas sensíveis e a APA Abaeté é mais uma dessas áreas.

Diversos movimentos sociais, lideranças comunitárias, coletivos, se juntaram para defender mais um instrumento de proteção: o reconhecimento do Tombamento como uma área que tem grande importância cultural, ambiental e sagrada. Entretanto, a destruição tem sido mais rápida, é preciso mais mobilização social para que a proteção aconteça.

Mais um ataque está em curso: a implantação de um Hipermercado na borda Leste da APA, próximo à Barraca de Coco do Renato, local tradicional da região, ponto de encontro e congraçamento, esse pequeno empreendimento atende à vocação da área pois se integra à paisagem.

O maior bem a ser protegido é a Natureza que ainda é exuberante no Abaeté: ecossistema de lagoas, dunas e restinga. A APA permite ocupação e na área sinalizada para a construção do mega empreendimento, o instrumento de gestão é precário para a proteger, sendo assim a opinião pública e a mobilização social poderá fazer o poder público recuar em qualquer autorização.

Vários têm sido os impactos permitidos e tolerados pela Prefeitura e pelo Estado, e o Hipermercado ao ser construído promoverá um vetor de ocupação ainda mais virulento e degradador.
Salvador sofre com uma série de problemas perversos e todas as pessoas que vivem, convivem e sobrevivem nessa cidade precisam lutar em conjunto para um outro destino possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário