domingo, 28 de janeiro de 2018

UM CONTRATENOR POLONÊS



Contratenor é um cantor masculino que canta, utilizando falsete (ou até voz modal em casos raros) , numa tessitura correspondente ou cujo alcance vocal é equivalente à da contralto ou mezzo-soprano. O contratenor não é um castrato igualar, nem no som, nem no alcance vocal. Vale também realçar que falsete quer dizer 'falso', ou seja, é um som que um cantor treinado emite através do controle e não da voz natural, porque fisiologicamente, homens não podem emitir o mesmo som que cantoras.
A voz de contratenor teve um ressurgimento massivo em popularidade na segunda metade do séc. XX, parcialmente devido a pioneiros como Alfred Deller e pelo aumento de popularidade da ópera Barroca, e a necessidade de cantores para substituir os castrati nas óperas. Hoje, contratenores são muito procurados em muitas formas de música clássica. Na ópera, muitos papéis originalmente escritos para castrati são agora cantados e gravados por contratenores, assim como alguns in travestir originalmente escrito para cantoras. A primeira categoria é muito mais numerosos, como Orfeo em Orfeo ed Euridice[1]. Este é também o caso das várias primeiras óperas de Mozart, incluindo Amintas em Il re pastore e Cecilio em Lucio Silla. Muitos compositores modernos escreveram e continuam a escrever, personagens para contratenor, tanto em obras corais e ópera, bem como canções e músicas para a voz. Grupos corais masculinos como Chantecler e The King's Singers usam a voz com grande efeito em uma variedade de gêneros, incluindo música antiga, gospel e até músicas folclóricas. Outras peças de ópera recentes escritos para a voz contratenor incluem Edgar em Lear (1978), o papel-título de Akhnaten (1983), Claire em The Maids (1998), o refugiado em Flight (1998), Trinculo em The Tempest (2004), o menino na Written on Skin (2012) e vários outros.
Kurt Hummel, personagem de Glee interpretado por Chris Colfer é um contratenor e na 5 ª temporada, episódio 19, usa esse termo em referência a si mesmo. Um tipo especifico de contratenor é Sopranista, através de falsete ou anamolia vocal, pode cantar na mesma faixa que uma soprano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário