domingo, 25 de fevereiro de 2018

ACASA, UMA ONG BARULHENTA

Image may contain: 1 person, on stage

No princípio dos anos 90, não sei por quê razão, Sarajane, cantora imortal de “Abre a rodinha” recebeu do IPAC, então sob o paternal manto do governador ACM, um belo casarão na Rua Direita de Santo Antônio. 

A intenção, salvo erro meu, era de abrigar um estúdio de gravação. 

Na época, ficando preocupado com o boato de usar o quintal com “café-teatro” ousei protestar contra a evidente consequência de barulheira de parte desta eminente intérprete. O IPAC assegurou-me que esta não era, de jeito algum, a intenção da cantora. 

Um belo dia apareceu uma fachada a placa “Acasa”, destinado não mais a gravar sucessos imortais, mas uma comovente e generosa ONG. O Google informa que “A Associação Criança na Arte Sarajane ("Acasa") oferece cursos em diversas áreas (...)”.

Como vizinho quase colado, tenho observado um impressionante leque de mudanças de propostas, o que sempre muito me alegrou, já que sempre torci por um bairro dinâmico e inserido nas problemáticas socioculturais.


Acontece que, ultimamente, o espaço é ocupado pelo restaurante “Zanzibar” o que me parece fugir totalmente a proposta de amparar criancinhas necessitadas. Mas quem sou eu para me preocupar com mudanças de proposta desde que o IPAC concorde com os destinos de um imóvel que lhe pertence?


O que não posso concordar, é ter meu sossego perturbado cada vez que o tal restaurante resolve transformar o quintal em barulhento “Café-Concerto” até muito depois do horário estabelecido há mais de vinte anos pela prefeitura. 


Sem nunca pedir licença ou simplesmente informar a vizinhança – edifícios de moradores e até importante pousada – que terão que aguentar rock, sambão e até uma senhorita que desafina desesperadamente horas seguidas, acompanhada por um violonista que não consegue executar dois acordos sem erro.

Assim que me vejo obrigado a ficar sentado frente ao meu computador muito além de minha hora de dormir para redigir este desabafo.


Não seria o caso do IPAC rever seu acordo com a dona desta curiosa associação de criança na arte


Mas como esta instituição é acometida por um longo e pesado sono, chego a conclusão que quem vai ficar por muito tempo sem sono sou eu.

4 comentários:

  1. Ministério Público neles!
    Costuma não adiantar - porque o MP está cada vez mais parecido com o STF e com o judiciário como um todo - se você não tiver advogado poderoso ou se não estiver no rol dos "famosos".
    Mas pelo menos fará o vizinho perder um bom tempo em dar explicações e, quiçá, gastar uma graninha com algum causídico.

    ResponderExcluir
  2. Esse bar não pertence a ONG Acasa . As pessoas deviam apurar de quem é a responsabilidade desse bar está funcionando , já que ali naquele mesmo espaço existe aulas de balé infantil

    ResponderExcluir
  3. Esse bar não çertence a Sarajane... O IPAC alugou para o restaurante e por causa dele querem acabar com a ONG. Lamentável pois crianças usufruem das aulas de balé, que para muitas seria um sonho impossível de realizar sem a ONG.

    ResponderExcluir