sábado, 23 de fevereiro de 2019

O TREM DA PROMESSA


Franklin Maxado*

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Para onde irão os vagões e locomotivas  atuais que o Governador Rui Costa substituirá  pelos VLT _Veículos Leves sobre Trilhos a fim de atender  aos subúrbios da capital, indo até Simões Filho?
Deve ser o trem  prometido por ele para Feira de Santana na sua campanha  de reeleição.  Se é,  já deve ter o projeto para  restabelecer o comboio que antes  existia para ligar Feira a Salvador. Embora não disse ou lhe foi perguntado, seria uma compensação para o desvio de tráfego que Feira sofrerá quando com  a ponte da capital para a lha de Itaparica. Promessa de candidato mas que o feirense e o sertanejo  levam a sério e desejam para ficar mais próximo às praias  e aos  órgãos públicos de decisão.
O anunciado pelo Governador “Correria ”será  um trem de velocidade média de 70 km por hora, o que satisfaz pois  uma  distância  de 100 km aproximadamente dá para  cobrir em uma hora e meia  com segurança. Talvez menos do que se gasta nos atuais ônibus convencionais.
Entretanto, pode ser que o projeto preveja paradas em Amélia  Rodrigues , Santo Amaro, Candeias ou São Sebastião . Aí então aumenta  percurso e tempo,  agradando   essas localidades. A força de Feira ainda não dá para exigir um trem direto  com grande velocidade, o chamado “Trem-Bala”.
 O trem beneficiará  quase todo o interior por  dispensar horas de direção em automóveis e  gastos com combustível . A capital também é beneficiada já que terá  menos veículos engarrafando seu trânsito e poluindo o seu ar. O trem prometido e desejado pelos feirenses podia seguir o trajeto antigo e desembarcar na Estação da Calçada,  na “Cidade Baixa”, ajudando a revitalizar os seus hotéis   e comércio como antigamente.
Desde a décadade 1980, que esse escriba  fala da necessidade  de um Metrô para Feira  que podia ligá-la até Salvador.  É que os técnicos o recomendam  para cidades acima de 400 mil habitantes. E, Metrô é abreviatura para Trem Metropolitano. Pode ser de superfície  não precisando  ser subterrâneo mesmo porque o lençol freático das águas feirenses  seria um grande problema.
Aqui em Feira, o trem poderia partir da futura estação rodoviária  já que  atual é defasada. Ou, quem sabe! do aeroporto passando por Conceição do Jacuípe. Isto é, se o Governador “Correria”, na pressa de realizar, não esquecer da promessa de campanha, como o Aeroporto João Durval Carneiro, desde sua primeira campanha, está sendo esquecido e sem movimento de vôos. Aliás, tem um semanal, embora exista demanda para mais.
 Torçamos para que o prometido não se torne um trem de ilusões.


*Franklin Maxado é jornalista e poeta com livros publicados desde 1966, além de cordelista com mais de 400 folhetos editados.

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