sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

A FEIRA DA FODA

É EM MONÇÃO!

A Feira da Foda traz artesanato, tasquinhas, música popular e um arraial minhoto à aldeia de Pias. Conheça origem e história. Antecipe prazeres e gostos!

Foda em alguidar de barro? Forno de lenha?
À moda de Pias, aldeia de Monção farta de tradição na arte do cordeiro!
O anho vai chegar tenro e saboroso para saciar apetites de quantos acorrem em busca de prazeres de boca…

• Oiça-lhe Hino, espreite o Programa das Festas e deixe crescer a vontade de ir até lá.
O êxito tem sido tanto que a Feira teve de mudar de lugar. E este ano acontece no campo de futebol daquela freguesia minhota.

Origem e história

Pias, em Monção, recebe nova edição da Feira da Foda – inspirada num prato cujo nome se popularizou a partir de uma tradição – com expositores de vinhos da região, artesanato e música popular. Fim-de-semana de 29, 30 e 31 de Março.
Feira da Foda, origem e história
A feira de «nome ousado e sabor autêntico», como a descreve o município de Monção, está de regresso à localidade de Pias com um programa de degustação do cordeiro à moda de Monção, conhecido como «Foda à Monção».
Feira da Foda, origem e história
Trata-se de um prato de cordeiro feito em forno a lenha que se tornou, «desde há vários anos, uma referência na gastronomia monçanense», e que deve o seu nome peculiar a uma tradição antiga da população.
Feira da Foda, origem e história

O termo «vulgarizou-se» e o prato adotou popularmente o nome de Foda à Moda de Monção, chegando até aos dias de hoje como um dos principais patrimónios gastronómicos do concelho, com honras de feira que já vai para a segunda edição.
A acompanhar o prato de cordeiro haverá vinhos de produtores da região (alvarinho, tinto e espumante) e expositores de artesanato, de produtores de rés e máquinas agrícolas.

Já a animação musical ficará a cargo de vários grupos de música popular, como ranchos, bombos e charangas. Para cantar e dançar até às tantas. E, claro, não vai faltar este “Vamos à Foda” pelos “Sons do Minho”.
A Feira inclui ainda, no dia 31 de Março, a cerimónia do III capítulo de entronização da Confraria da Foda, fundada em 2016 com o objetivo de «dar a conhecer a Foda enquanto prato integrante do receituário tradicional e regional, promover o concelho e região e fomentar o turismo».
MAIS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário