domingo, 8 de junho de 2025

APÓS DOIS ANOS DE ATRASO...

 

Reabertura do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho será anunciada em breve, diz Ipac

Espaço foi revitalizado com investimentos em torno de R$ 27 milhões

Reabertura do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho será anunciada em breve, diz Ipac

Foto: Tatiana Azeviche/Setur

Por: Metro1 no dia 03 de junho de 2025 às 16:38

Há mais de um ano, as obras de requalificação e restauro do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho estão prontas. O espaço fechado há mais de duas décadas é localizado em Caboto, distrito de Candeias e foi revitalizado com investimentos em torno de R$ 27 milhões obtidos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Prodetur Nacional. De acordo com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), a data de reabertura do espaço será anunciada em breve.

Segundo o Instituto, foram realizadas intervenções estruturais e obras de acabamento com vistas à reabertura do espaço.”Técnicos do órgão concluíram o projeto expográfico, contemplando espaços e exposições em acordo com o novo conceito museográfico. A data de reabertura do espaço será anunciada nas próximas semanas.”, disse em nota. 

As reformas do casarão erguido a partir de 1760 e da antiga fábrica de açúcar, além da construção do atracadouro, foram entregues pela Secretaria Estadual do Turismo (Setur) no ano passado. Em contrapartida, como já noticiado pela coluna Metropolítica, a última etapa da requalificação do equipamento, a chamada expografia, está parada sob responsabilidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult). A expografia é a parte das atividades dos museus que visa à pesquisa de uma linguagem e expressão de uma exposição.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), mas não obteve retorno até o fechamento da matéria.


COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO.-Não basta anunciar a inauguração, mas também explicar porque demorou mais de DOIS ANOS para inaugurar.

Afinal é de NOSSO dinheiro e de NOSSO patrimônio que se trata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário