sexta-feira, 21 de setembro de 2018

O PALÁCIO DA ACLAMAÇÃO

A imagem pode conter: ar livre

Residência de governadores baianos por mais de cinco décadas, o Palácio da Aclamação, fica na Avenida Sete de Setembro, nas imediações do Campo Grande e Forte de São Pedro, na Cidade Alta, em Salvador. 


A imagem pode conter: ar livre

O prédio tem projeto original do arquiteto italiano Filinto Santoro, a partir da ampliação de uma edificação particular próxima, o Palacete dos Moraes, datado de meados do século XIX.


A imagem pode conter: interiores

Em setembro de 1911 o Governo da Bahia adquire o imóvel para transformá-lo em moradia dos governadores baianos. Em 1912 o Palácio do Governo, o Rio Branco, é bombardeado por ordem do então presidente da República Hermes da Fonseca, o que estimula mais ainda a necessidade de outra casa governamental. 



A imagem pode conter: pessoas sentadas, mesa e interiores

Estima-se que o Aclamação passou a ser ocupado pela família do governador Antônio Moniz Sodré de Aragão, a partir de 1917. 


A imagem pode conter: planta, árvore, casa, céu, relva e ar livre

Até 1967, além de moradia da família do governador, ocorrem eventos e festas memoráveis até com orquestras, e são hospedadas autoridades e personalidades como a Rainha do Reino Unido, Elizabeth II, recepcionada pelo governador Luis Vianna Filho. A partir de 1967 a residência oficial passa para o Alto de Ondina, na Orla Atlântica da cidade. Atualmente o Palácio é uma Casa de Cerimonial.


A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas a sorrir, interiores

Com dois andares, anexos, jardins e acesso ao Passeio Público, a edificação tem elementos clássicos, com frontões triangulares e dentículos, formando um sincretismo estilístico marcado pela arquitetura neoclássica. A decoração interna no estilo Luís 16 apresenta painéis emoldurados, guirlandas, laços e medalhões pintados pelo conceituado pintor baiano Presciliano Silva. Seu acervo permanente é composto por mobiliário estilos D. José e Luís XV, porcelanas, cristais, bronzes, tapetes persas e franceses, dentre outras peças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário