O vilarejo onde as pedras “nascem” das casas: a aldeia portuguesa eleita a mais portuguesa de todas
No topo de uma colina em Portugal, a vila de Monsanto desafia a lógica. Eleita a aldeia mais portuguesa de todas, ela é famosa por suas casas espremidas entre gigantescos blocos de granito, criando uma paisagem que parece ter parado na Idade Média.
Por que as pedras fazem parte das casas?
Em Monsanto, a natureza não foi domada, mas sim incorporada. Os moradores usaram os imensos rochedos de granito como paredes, telhados e até fundações. Caminhar por suas vielas é descobrir uma arquitetura de sobrevivência e adaptação única no mundo.

Essa integração perfeita com o ambiente faz parte da rede das Aldeias Históricas de Portugal. O site oficial desta rede oferece roteiros detalhados sobre as aldeias históricas, conectando Monsanto a outros destinos medievais incríveis na região.
Qual a sensação de visitar Monsanto?
É como entrar em um cenário de filme ou voltar séculos no tempo. As ruas íngremes de pedra, as fachadas antigas e o silêncio do interior criam uma atmosfera mágica. Não há carros nas partes mais altas, apenas o som do vento e a vista impressionante.
Para descobrir os encantos de uma das aldeias mais únicas do mundo, selecionamos o conteúdo do canal POV Tours – Portugal in 4K, que conta com mais de 495 mil inscritos. No vídeo a seguir, o guia detalha visualmente a integração das casas com as rochas gigantes de granito e os cenários que serviram de inspiração para grandes produções mundiais:
o topo da aldeia, as ruínas do castelo e a Torre de Lucano (onde fica o galo de prata, símbolo do título de aldeia mais portuguesa) oferecem vistas panorâmicas das planícies da Beira Baixa que são de tirar o fôlego.

Nenhum comentário:
Postar um comentário