sábado, 8 de setembro de 2018

MUSEU DO RECÔNCAVO: ABANDONADO

Museu do Recôncavo Wanderley Pinho é um museu brasileiro localizado no distrito de Caboto, cidade de Candeias, estado da Bahia. O acervo é formado por mais de 200 peças produzidas desde o século XVII, como roupas, paramentos, pinturas, cerâmica, objetos decorativos e mobiliário.
Está instalado no antigo Engenho Freguesia, um casarão de quatro andares, 55 cômodos e uma capela. É considerado um dos poucos locais do Recôncavo baiano a ter sua arquitetura original preservada.
Além disso, é considerado um dos raros exemplares de edifício desenvolvido em torno de dois pátios para os quais se voltam quartos, salas e alcovas.
casa-grande é tombada como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1944.

História

O casarão atualmente transformado em museu tem sua história iniciada no século XVII, quando uma sesmaria foi dada ao colono Sebastião Álvares.
O engenho saqueado por holandeses também foi incendiado. No lugar do antigo engenho, erigiu-se o casarão que passou por períodos de apogeu e queda. A feição atual foi constituída em 1760.
Somente em 1900, deixou de moer cana.
Ruínas nas proximidades do museu, na praia do Caboto.
O engenho chegou a passar pelas mãos do Barão de Cotegipe até chegar ao herdeiro José Wanderley de Araújo Pinho (1890-1967), defensor da criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que mais tarde tombara o casarão, idealizou o museu inaugurado em 1971, três anos após o decreto do governador Luiz Viana.
O mobiliário original temporariamente está no Palácio da Aclamação, em Salvador.
Em 2009, foi iniciado um processo de restauro orçado em R$ 9 milhões que deve seguir até 2014. As intervenções visam recuperar o imóvel que ameaça ruir, embora a reconstrução da fábrica de açúcar não tenha resistido à demora no processo. A reforma anterior aconteceu na última década de 70.
As recentes intervenções estruturais deverão dar mais aproveitamento para o espaço. O entorno, considerado patrimônio natural, deverá receber um centro de pesquisas biológicas, e a construção, ao lado, um hotel ou pavilhão.

A VISÃO DO MUSEU WANDERLEI PINHO COM A AJUDA DO DRONE NÃO DEIXA A MENOR DÚVIDA SOBRE O CRIMINOSO ABANDONO DESTE BELÍSSIMO CONJUNTO:
QUASE TODAS AS JANELAS ESTÃO ABERTAS OU NÃO EXISTEM MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário