segunda-feira, 3 de setembro de 2018

KUBITSCHEK E O MUSEU NACIONAL

Resultado de imagem para FOTOS DE KUBITSCHEK VISITA AO MUSEU NACIONAL

Bernardo Mello Franco em O Globo de hoje relembra informação dos funcionários que o ÚLTIMO presidente a pisar no Museu Nacional foi Juscelino Kubistchek, há 58 anos. CINQUENTA E OITO ANOS. 
13 presidentes (15 mandatos depois, pois tivemos 2 x FHC e 2 x Lula, além de Dilma 1,5), o Museu, após longo estado de abandono e descaso, vira cinzas e sucumbe à miséria intelectual de um país cuja elite dirigente não frequenta museus, não vai ao teatro. Cinema, quando assiste, é em seção privê no Palácio.
Não se dá valor ao que se desconhece.
Não se conhece o que se ignora.
Sem frequentar, sem se colocar como plateia, como audiência, como assistência, como público, não há como conhecer, como valorizar. 

Alguém já viu na historia recente do Brasil um presidente da república indo a um espetáculo ou prestigiando uma exposição?????
 Desconheço. 
A “cultura” palaciana não permite que eles se misturem ao povo. Devem ficar lá, isolados e protegidos da turba. Para piorar, cultura no imaginário desse país é o lugar do frívolo, do superficial, do aligeirado, do acessório, do secundário. Cultura é uma ilustração dispensável. Não precisa ir muito longe para constatar, basta ver como as editorias de cultura são denominadas e tratadas em nossos veículos de mídia. Pois é assim que pensam nossas elites e parte ponderável da população.
Somos um país de merda. Um país dos livro, como denuncia Marcio Correia Campos. A discordância quanto ao domínio da norma culta revela nossa vocação e apego pelo inculto, estúpido e vulgar.

Sergio Sobreira 

2 comentários:

  1. Não foi a toa que Juscelino foi um dos melhores homem público brasileiro. Simpático inteligente e elegante...Pena que o brasileiro, de um modo geral, é casca grossa !!!!

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores homens público brasileiro...

    ResponderExcluir