Ex-ministro da Agricultura é condenado à morte por receber mais de R$ 200 milhões em propina na China
Tang Renjian aceitou propinas em dinheiro e bens entre 2007 e 2024
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/a/H/UwBlxqTPWZCWHmgKR9sA/china-former-agricultural-minister-tang-renjian.png)
O ex-ministro da Agricultura da China, Tang Renjian, foi condenado à morte neste domingo (28) por corrupção, com suspensão condicional de dois anos, informou um tribunal no nordeste do país. Segundo o tribunal popular de Changchun, na província de Jilin, Tang aceitou propinas em dinheiro e bens que totalizaram mais de 268 milhões de yuans (cerca de R$ 203 milhões) entre 2007 e 2024.As propinas "causaram perdas gravíssimas aos interesses do Estado e do povo, portanto justificaram a pena de morte", afirmou o comunicado oficial.
De acordo com a nota, o réu confessou seus "crimes" e expressou arrependimento. A sentença faz parte da ampla campanha anticorrupção conduzida pelo presidente Xi Jinping, que já levou à queda de diversas figuras de alto escalão do governo e do Partido Comunista Chinês. Apoiadores da iniciativa defendem que ela fortalece a governança do país. Críticos, porém, afirmam que a campanha também funciona como instrumento para Xi eliminar rivais políticos.
Aqui teriam que construir mais cemitérios...
ResponderExcluir