Esta "Natureza-morta com Ovo" é uma obra-prima porque é um magnífico autocromo de Wladimir Schonin, criado em 1910.
O autocromo é um processo de fotografia a cores patenteado em 1903 pelos irmãos Lumière e comercializado pela primeira vez em 1907.
Imaginem o processo deles: minúsculos grãos de amido de batata tingidos de vermelho, verde e azul, reunidos como um mosaico, finalmente revelam o mundo de uma forma diferente do preto e branco.
Auguste (1862-1954) e Louis (1864-1948) nasceram em Besançon, numa família apaixonada por imagens. Eles são mais conhecidos como os pais do cinema graças ao Cinematógrafo (1895), que inventaram. O autocromo continua sendo uma obra-prima fotográfica. Ofereceram, pela primeira vez em larga escala, a possibilidade de ver o mundo em cores, uma revolução estética e emocional.
O Instituto e Museu Lumière, localizado em Monplaisir, bairro histórico de Lyon, homenageia Louis e Auguste e apresenta as descobertas e os feitos dos irmãos nos quatro andares do Château Lumière.
A mansão, conhecida como Château Lumière, foi construída em 1899 na Place de Monplaisir. Era a residência da família e hoje abriga o museu, que abriu as portas em 1980. O museu dá destaque ao Cinematógrafo, a invenção mais famosa dos irmãos Lumière.
Além da exposição das invenções dos irmãos, o passeio pela casa é uma delícia. O casarão está muito bem conservado. Entre tetos ornamentados, escadaria monumental e teto de vidro do jardim de inverno ainda vemos cômodos com decoração original da época em que os moradores viviam lá.
São mais ou menos vinte ambientes com exposições de objetos que revelam a trajetória dos irmãos Lumière, os quais também mostram cômodos com a mobília original da época dos moradores.
No subterrâneo do casarão, além de dezenas de materiais de produção, encontra-se uma sala de projeção com cem lugares e quase cem anos de idade onde são exibidos filmes de 16mm em preto e branco duas vezes ao mês.
O Instituto e Museu Lumière recebeu o status de Patrimônio Mundial UNESCO pela educação, ciência e cultura. É onde encontra-se o principal arquivo do mundo com películas filmadas antes dos anos 30.

Nenhum comentário:
Postar um comentário