quarta-feira, 26 de outubro de 2016

SOBRE ARMAMENTO

Clarice Bagrichevsky

Resultado de imagem para FOTOS DO IEMENITA MANA´AMorro de preguiça de ficar traduzindo textos. 
Mas me dei ao trabalho de verter dois parágrafos dessa longa matéria que li no blog do Dimitri para gargalhar da hipocrisia do governo sobre o desarmamento.

O citado Sr. Mana'a nada mais é, pesquisei, do que um iemenita que tem várias empresas de fachada, mas é um grande traficante de armas pesadas.


"... ... ...O Brasil autoriza rotineiramente vendas de armas para países com históricos de violação dos direitos humanos. O país assinou importantes acordos não só com a Arábia Saudita, mas também com o Egito, Líbia, Irã, Iraque, Emirados Árabes Unidos, Zimbabwe e dezenas de países em todo o Oriente Médio e África, desde a década de 1980. As empresas brasileiras também têm alavancado substancialmente a venda de armas "não letais", como gás lacrimogêneo, spray de pimenta, granadas de concussão e de fumaça. ... ... 

Muitos dos fabricantes de armas do Brasil foram fartamente subsidiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, ou BNDES. Pedidos de informação revelam que a Taurus recebeu US $ 16,7 milhões em empréstimos a juros baixos, entre 2008 e 2015. Só em 2013, a Taurus teria vendido os 8.000 pistolas ao Sr. Mana'a, empresa que se beneficiou de $ 10 milhões em empréstimos do BNDES. 

A Empresa Brasileira de Cartuchos, um dos maiores produtores mundiais de munição (e acionista majoritário do Taurus), recebeu US $ 2,9 milhões em empréstimos durante o mesmo período de oito anos. O setor de defesa do Brasil, com exceção da aeronáutica, recebeu US $ 70,5 milhões em empréstimos do BNDES de 2008 a 2015. 

O BNDES está, agora, envolvido no maior escândalo de corrupção do Brasil.
Uma razão do porque a exportação de armas brasileiras estão se expandindo a uma velocidade vertiginosa é porque o Congresso do Brasil aprovou uma lei para promover a inovação e a concorrência no setor de defesa. A legislação também concede a essas empresas isenções fiscais significativas. 

O Brasil é hoje o quarto maior fornecedor de armas leves e munições no mundo e segunda do Hemisfério Ocidental, depois apenas dos Estados Unidos. ... ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário