sábado, 28 de julho de 2018

JESUS SEQUESTRADO



Em 1975, o Miguel Huertas, bem conhecido nos meios musicais baianos da época, recém-chegado de Nova-Iorque, me contou uma curiosa conversa que tivera com um antiquário americano. A CIA estaria preparando algo como uma colonização da América Latina pelos New Born Christians. Outro amigo, Álvaro Almeida, há poucos dias, lembrou de sua infância, quando, acompanhando a mãe pentecostal, ouvia o pastor pedindo insistentemente contribuição para terminar a igreja que seria inaugurada pelo presidente Jimmy Carter. Alguém de vocês viu o ianque por nossas bandas?


Desde o fim do século passado, o Brasil sofreu um verdadeiro tsunami evangélico. Nos anos 80, era matéria constante da imprensa a ação dos pastores junto aos mais perigosos bandidos encarcerados. Em poucas semanas estes se transformavam em doces e sorridentes ovelhas de Bíblia na mão.
Qual a diferença entre a Igreja católica, os protestantes tradicionais e os recém-incondicionais de Jesus? Ele mesmo: Jesus, o hoje pomo da discórdia. Enquanto José e Maria eram compulsoriamente aposentados, o magrelo barbudo que andava de jegue foi sequestrado pelos neo-bispos, virando garoto-propaganda das inúmeras ramificações evangélicas.

Resultado de imagem para FOTOS PASTORES VENDENDO VASSOURAS

Falar de Jesus? Só com autorização deles. Ainda chegará o dia cobrarem royalties... Agora de olhos azuis e imaculada mortalha branca, suave música de fundo, Ele lhe observa na hora do dízimo. Invisível, Ele unge vassouras que serão vendidas a mil reais a unidade.  Uma pechincha. Lucífero, seu maior inimigo, pode se trasvestir de inúmeras formas, até em mostarda! Um pastor bilíngue não descobriu que a Hellmann´s era fabricada pelo Homem do Inferno? O problema é que muitas vezes, o diabo infiltra-se silenciosamente no corpo dos fiéis e até dos sacerdotes. Para se livrar, dançam loucamente até cair no chão daquilo que já foi supermercado. Doam-se todos os bens – sem direito a arrependimento - aos homens de Jesus que precisam de um novo carro senão de um avião para pregar mais longe, muito mais longe. Terno de grife e gravata brilhosa. Banheira de ouro “Para falar com Deus”, no caso do bispo mais rico do Brasil. Três bi, dixit a revista Forbes, que Edir Macedo ameaça processar.



Seria risível, se não agredissem terreiros de candomblé até matar, se não destruíssem símbolos de outros credos, se não queimassem vivo, após violentá-lo, um adolescente como Lucas Terra. Os pastores assassinos, 17 anos mais tarde, ainda não foram julgados, graças aos advogados pagos pelos inocentes carneiros. Mais assustador ainda é o avanço na política, em quase todos os degraus do poder. Estamos, sim, à beira do abismo que pode engolir o Brasil numa teocracia intolerante até o fascismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário