13 tascas em Lisboa onde vais comer o melhor da cozinha portuguesa
E em Lisboa ainda encontras muitos destes típicos restaurantes, onde habitualmente reina a boa disposição, onde os convivas falam alto e, principalmente, onde a comida que servem merece uma salva de palmas de pé, de tão deliciosa e saciante que é.
Fomos à procura das melhores tascas em Lisboa e prepara-te, porque aqui vais encontrar o mais típico e delicioso que a cidade tem para oferecer:
1 – O Fernandinho
Esta é uma das nossas tascas preferidas em Lisboa. Com espaço para 30 comensais, O Fernandinho aposta na simpatia e no bom servir, com destaque para os pratos do dia e, claro, para o bagaço que encerra cada refeição.
Seja carne, peixe ou um petisco ao lanche ou ao fim da tarde, nesta tasca vais comer do bom e do melhor, como o bife ou o bacalhau à Fernandinho, que são especialmente saborosos.
Morada: Rua do Duque 15 (Chiado)
2 – O Zé da Mouraria
Aberto à hora de almoço (só encerra aos domingos), neste típico tasco na Mouraria vais comer até te fartares. E porquê? Porque aqui não há doses para uma pessoa: tudo o que quiseres pedir vem em doses industriais que facilmente saciam 2 a 3 comensais.
Aqui, a cozinha portuguesa tem a hegemonia total, devidamente acompanhada da boa simpatia de quem nos serve. Escolhas Chocos ao Alhinho ou Bife à Casa com Molho de Café, vais sair d’O Zé da Mouraria de papo cheio.
Morada: Rua João do Outeiro 24 (Mouraria)
3 – Casa da Índia
A especialidade é frango assado, mas nesta casa vais encontrar um pouco de tudo o que é bom na cozinha tradicional portuguesa, como peixe assado na brasa até bife especial à casa para duas pessoas (imaginas como será?).
Depois, tens sempre os pratos do dia, com destaque para os grelhados, e também uma série de deliciosas sobremesas, que te podem acompanhar num café com bagaço.
Morada: Rua do Loreto 49-51 (Chiado)
4 – Solar dos Mouros
Se procuras uma tasca que te sirva o melhor da cozinha tradicional portuguesa entre as 11h e as 22h (exceto aos domingos, que encerra), o Solar dos Mouros, na Penha de França, é um dos locais a procurar.
Cada dose é servida em grandes proporções, a maioria numa travessa de alumínio, como se quer. A comunicação entre o empregado de mesa e a cozinheira faz parte da música ambiente, assim como o crepitar do grelhador, que é de onde saem a maior parte dos pratos, como as deliciosas Bochechas de Porco Preto.
Morada: Calçada Poço dos Mouros 83 (Penha de França)
5 – A Tasquinha do Lagarto
Em Campolide vais encontrar um sítio muito especial, com pratos tradicionais portugueses de comer e chorar por mais.
Chama-se A Tasquinha do Lagarto e, por entre as várias iguarias que só encontras numa tasca deste género, vais poder provar o melhor Cozido à Portuguesa daquela zona de Lisboa.
Morada: Rua de Campolide 258 (Campolide)
6 – Super Mário
Nesta típica tasca lisboeta vais ouvir o barulho dos almoços, as mesas encavalitadas e, claro, os preços que só uma tasca pode oferecer.
Vais ainda encontrar algumas das melhores iguarias como Joaquinzinhos Fritos com Arroz de Tomate, Caras de Bacalhau ou Feijoada à Transmontana, em pratos de meia ou uma dose.
Às terças não podes perder o Cozido, empratado numa travessa de inox que chega perfeitamente para duas pessoas. Para garantires o teu só tens de chegar um pouco mais cedo que toda a gente porque está sempre a abarrotar de pessoal que trabalha nesta zona da cidade.
Morada: Rua do Duque 7-9 (Chiado)
7 – Restaurante Cabaças
Parabéns se for a primeira vez que aqui vens e consegues logo arranjar mesa. É que é mesmo muito complicado, até porque não aceitam reservas. Por isso, os primeiros a chegar são aqueles que vão ter o prazer de se degustar com um belo naco de carne na pedra (não há outro sítio em Lisboa onde tenhamos comido melhor).
É neste tipo de restaurantes, parecidos com as antigas tascas do Bairro Alto, que gostamos mais de estar, onde é bom jantar com amigos entre dois dedos de conversa.
Morada: Rua das Gáveas 8 (Bairro Alto)
8 – O Velho Eurico
O Velho Eurico é uma Casa de Pasto como deve ser, onde as doses são decentes, a comida é boa e o preço é honesto.
Na ementa, todos os clássicos, da chanfana ao bacalhau, regados pela vinhaça fresquinha, sobremesa e cafezinho. Uma refeição daquelas para ir desmoendo Mouraria abaixo, cinto desapertado, coração bem cheio.
Morada: Largo São Cristóvão 3-4 (Mouraria)
9 – O Trigueirinho
Se quiséssemos definir O Trigueirinho numa só frase seria algo como: restaurante de comida tradicional portuguesa, com menus do dia a preços muito convidativos. Mas O Trigueirinho é muito mais do que isto.
O Trigueirinho é um daqueles restaurantes familiares que nos deixa felizes e de barriga cheia, fica escondido entre as ruelas da Mouraria e é onde o ambiente é espetacular, o atendimento é simpático e os temperos e os cheiros, perfeitamente conjugados, resultam em verdadeiros pratos típicos.
Morada: Largo dos Trigueiros 17 (Mouraria)
10 – Tasca do Gordo
Aqui serve-se o melhor da comida portuguesa. Fundado em 1982, na Tasca do Gordo serve-se bom e barato e ainda tem uma bela esplanada para os dias de mais calor.
Mão de vaca, Naco à Gordo e Espetada de vaca são os pratos de eleição que tens mesmo de provar.
Morada: Rua Cordoeiros a Pedrouços 33 (Belém)
11 – Zé do Pinto
Especializada em grelhados, é com o famoso arroz de feijão desta tasca que vais ficar maravilhado. É feito no momento e embora demore 20 minutos a fazer, é sempre de valorizar este detalhe.
Também de destacar o entrecosto especial, que aqui chamam de “O nosso entrecosto”. É mesmo muito saboroso.
Morada: Largo General Sousa Brandão 2 (Benfica)
12 – Maçã Verde
Na Maçã Verde, as refeições são simples e apetitosas, tal e qual como se pretende numa tradicional tasca com comida portuguesa.
O sítio tem todos os predicados de uma boa tasca, e tens mesmo de provar o bacalhau assado na brasa com azeite e salsa, acompanhado de batatas a murro.
Morada: Rua dos Caminhos de Ferro 84 (Santa Apolónia)
13 – Restaurante Das Flores
Fica muito perto do Largo de Camões uma das tascas mais pequenas, mas sempre com comida deliciosa, que já tivemos a oportunidade de experimentar.
E nem precisa de nome! Basta pesquisares por “restaurante Das Flores” e lá aparece ele. Tira o número de telefone porque vais mesmo precisar de reservar mesa se quiseres vir aqui comer, num espaço onde cabem pouco mais de 20 pessoas.
Quanto aos pratos, a nossa sugestão vai direto para as Iscas (com batata cozida ou frita) e para as Pataniscas de Bacalhau com Arroz de Feijão, hummm, que delícia. Para começar… ou para terminar, não saias daqui sem provar os deliciosos croquetes de carne – descobre aqui os nossos preferidos.
Morada: Rua das Flores 76 (Chiado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário