Anitta, Xuxa e Fernanda Montenegro assinam carta para Eduardo Paes
Intitulado Por um Rio mais verde, o manifesto sobre as políticas ambientais da prefeitura reúne inúmeros artistas, ativistas e organizações da cidade
Por um Rio mais verde: artistas como Anitta, Xuxa e Fernanda Montenegro assinam carta aberta pedindo por transparência nas políticas ambientais da Prefeitura do Rio. (Alexandre Macieira/Riotur; Blad Meneghel; Ivan Pacheco/Veja.com)
Uma carta aberta direcionata ao Prefeito, Eduardo Paes, e ao Vice-Prefeito, Eduardo Cavaliere, pede por esclarecimentos sobre a política ambiental adotada no licenciamento de novos empreendimentos, além de maior transparência nos critérios e na execução das compensações ambientais.
Os signatários, compostos por membros da sociedade civil sem vínculo político ou partidário, incluem associações, organizações, lideranças, artistas, cientistas e moradores de toda o Rio.
Entre os milhares de moradores que assinam a carta e defendem o diálogo por um Rio mais sustentável estão músicos, como: Marisa Monte, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Xuxa, Anitta, Dejan Petkovic, Pretinho da Serrinha, Adriana Calcanhotto, Evandro Mesquita e Leo Jaime; artistas do audivisual e do teatro, como: Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Fabio Porchat, Patrícia Pillar, Dira Paes, Marcos Palmeira, Maitê Proença, Bruno Gagliasso, Renata Sorrah, Julia Lemmertz, Claudia Abreu, Heloísa Perissé, Maria Padilha, Sergio Marone, Laila Zaid, Manuela Dias e Alexia Deschamps; artistas plásticos, como: Maria Klabin, Luiz Zerbini e Laura Lima; ativistas de diferentes especialialidades, como Carlos Nobre, Mario Moscatelli, Marcio Astrini, Daniel Becker e Sonia Bridi; atletas, como Carolina Solberg; cozinheiros, como Roberta Sudbrack; entre outros.
O texto reforça que a carta não se coloca contra o desenvolvimento da cidade, mas defende um modelo urbano que concilie crescimento, justiça climática, participação social e preservação ambiental.
“O ritmo acelerado de transformação urbana, sustentado por um discurso de desenvolvimento que desconsidera a crise climática global”, critica um dos trechos do manifesto.
Dentre as organizações e associações de moradores, como Instituto Vida Livre, AMAGávea, Olaria Verde, AMAJB, AMAUrca, AMBotafogo, Observatório do Clima, AMAGlória, Patativas do Recreio, Horto Natureza AMAGrajaú, AMASCO, Grupo Ação Ecológica GAE, AMIpanema entre outras entidades representativas da sociedade civil.
A Carta Aberta segue aberta para novas adesões, e o link para assinatura está disponível nas redes sociais do movimento: @institutovidalivre e @amagavea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário