sexta-feira, 26 de maio de 2017

ESTE POMBAL NÃO É MARQUÊS

Lisboa já tem um pombal contracetivo

Os ovos dos pombos são substituídos por ovos artificiais de gesso ou plástico
O primeiro pombal contracetivo de Lisboa foi ontem inaugurado no Parque Silva Porto, em Benfica.
Este é um projeto vencedor do Orçamento Participativo de Lisboa e tem como objetivo controlar a propagação de pombos, melhorar a higiene e garantir mais conforto aos animais.
A iniciativa consiste na construção de uma estrutura simples, em que são criados ninhos para as aves, fazendo-se a substituição dos seus ovos por ovos artificiais de gesso ou de plástico. Com esta técnica, é possível controlar o número de pombos de forma a que estes não se tornem uma praga, tornando-se assim uma alternativa ao abate de aves.
A inauguração do primeiro pombal contracetivo em Lisboa contou com a presença da presidente da junta de freguesia de Benfica, Inês Drummond, e com o vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Duarte Cordeiro, também responsável pelo pelouro da Higiene Urbana.
Inês Drummond lembrou que a luta contra a propagação dos pombos em Lisboa já é antiga. “A população não está controlada, temos muitos pombos na cidade e com estes pombais contracetivos o que conseguimos é controlar com custos muitíssimo reduzidos a população de pombos”, explicou. “Além disso”, acrescenta, “este pombal tem ainda a vantagem de ter uma enfermaria. Portanto, é uma forma de mantermos os pombos saudáveis e ao mesmo tempo controlarmos o número de pombos que temos na cidade”.
Com uma equipa de cinco voluntários que irão ajudar em horário pós-laboral, o Vice-Presidente da câmara espera que este pombal, por ser o primeiro, “sirva de exemplo”. “É importante que corra bem para que noutras zonas da cidade as pessoas se sintam confortáveis para terem os seus pombais e se voluntariarem para ajudar”. Para já, está prevista a criação de uma rede de oito pombais, mas a autarquia espera, em breve, alargar este projeto a toda a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário