domingo, 28 de maio de 2017

O MUSEU DOS COCHES


Image may contain: 1 person
Um dos museus mais visitados de Portugal.

No automatic alt text available.


Museu Nacional dos Coches, Lisboa - Portugal

Image may contain: indoor

No automatic alt text available.

Image may contain: indoor

Image may contain: 3 people

No automatic alt text available.

Image may contain: horse

FOTOGRAFIAS DE 
 Rita C S S Ramos

O Museu dos Coches é um museu em Lisboa. Surge em Belém como um equipamento cultural mas também como um lugar público. Nas palavras do arquiteto Paulo Mendes da Rocha “o museu não tem porta e relaciona-se para todos os lados”. Mais que um museu, o projeto funciona como uma infraestrutura urbana, que oferece ‘espaço público’ à cidade.
Convergiram assim duas preocupações, por um lado a necessidade imperativa de aumentar a área expositiva do museu assim como a sua infraestrutura técnica de apoio, mas também a indispensabilidade de criar novas valências para o público daquele que é o museu mais visitado do país. Por outro lado, contou a necessidade de realizar o remate daquela que é uma das mais importantes frentes urbanas de Lisboa, a zona monumental de Belém, tendo a construção do novo edifício incentivado uma nova dinâmica do território circundante ao museu, criando novos espaços públicos e percursos na cidade que evocam anteriores vivências.
O edifício do Museu dos Coches é constituído por um pavilhão principal com uma nave suspensa e um anexo, com uma ligação aérea, que assegura a circulação entre os dois edifícios A disposição espacial destes corpos cria uma espécie de pórtico que aponta para uma Praça interna de acesso livre, para onde também se viram as construções antigas da Rua da Junqueira que se constituem como memória de vivências históricas passadas, assim como zona de passeio público.
O edifício inclui espaços para exposição permanente e temporária, áreas de reservas e uma oficina de conservação e restauro que contribuirá para o desenvolvimento da conservação e restauro deste tipo de património.
Foram concebidos novos espaços destinados, à Biblioteca, ao Arquivo assim como um Auditório que potencia a realização de um conjunto sensual de atividades culturais que vêm engrandecer a programação pública do museu.
Para acolhimento dos visitantes foram programados espaços de restauração, uma Loja do Museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário