Abderrahmane Shami Sissako (Kiffa, 13 de outubro de 1961) é um diretor de cinema, cineasta, escritor e produtor mauritano, sendo o cineasta mais ativo da África.
Abderrahmane nasceu em Kiffa, na Mauritânia, em 1961.
Logo após seu nascimento a família Sissako imigrou-se para Mali, em 1962. Onde concluiu a educação primária e secundária.
Ele retornou em breve para seu país natal, em 1980, na época com 18 anos. Após algum tempo ele foi para a União Soviética. Com 30 anos ele se estabeleceu na França.
Sissako realizou vários filmes. De 1999, até hoje seus filmes tem prestígio internacional, sendo um dos cineastas mais famosos da África. Em 2008 foi convidado para realizar um curta metragem para o filme coral Oito (O Sonho de Tyia).
Atualmente trabalha também como ator. Ele atualmente reside em Mali, e faz filmes de cinema verdade, sendo influenciado por Dziga Vertov.
Sissako é, juntamente com Ousmane Sembène, Souleymane Cissé, Idrissa Ouedraogo e Djibril Diop Mambety, um dos poucos cineastas da África Subsariana para chegar a uma medida de influência internacional. Seu filme À espera da felicidade (Heremakono) foi exibido no Festival de Cinema de Cannes em 2002 com a seleção oficial Un Certain Regard a ganhar o prêmio FIPRESCI.
Seu filme de 2007 Bamako recebe muita atenção. Sissako entra em temas como a globalização, o exílio e das deslocações de pessoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário