quinta-feira, 20 de agosto de 2020

EDIFÍCIO SULACAP


O projeto Sulacap foi desenvolvido pelo engenheiro civil e arquiteto Roberto Copello, sendo classificado como Arquitetura Art Déco, estilo moderno para descrever as artes decorativas e industriais de uma época. Com 70 anos e vista panorâmica para a Bahia de Todos os Santos, o Edifício constitui um marco na história da arquitetura moderna e na vida cultural baiana. O Edifício Sulacap é palco das manifestações políticas e artísticas nas festividades de Salvador, como a Festa da Independência da Bahia e, sobretudo, o Carnaval da Bahia.
Teve a sua inauguração em 1946, e por muitos sempre foi o ponto de encontro, por se encontrar numa localização central, de frente para praça Castro Alves e entre as avenidas que formavam o maior centro comercial de Salvador, as avenidas Sete de Setembro e avenida Carlos Gomes.
Este queridão foi tombado, passará por reformas para voltar a brilhar.
Segundo a arquiteta do Ipac, Lígia Larcher, autora do parecer para tombamento, o prédio "detém formas aerodinâmicas que remetem ao design industrial, aos transatlânticos, trens e automóveis, sugerindo velocidade, mais um item da modernidade urbana na arquitetura Déco. Ele é relevante por sua estética e monumentalidade”.

                                                                     José Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário