segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

A FÓRMULA VIC MUNIZ

 ARTISTA RECRIA PINTURAS HISTÓRICAS NO PLÁSTICO BOLHA

Do pontilhismo ao pontilhado, a compilação de pontos para construir uma imagem pode ser rastreada através de inúmeros exemplos na história da arte. Mas e o meio do plástico bolha? Enquanto a maioria das pessoas vê esse material como nada mais do que uma divertida embalagem, o artista do East Village, Bradley Hart, vê o plástico-bolha como uma tela nova, esperando para ser transformada em um mosaico brilhante composto por centenas de gotas de tinta. 

Usando seringas cheias de tinta, Hart injeta meticulosamente acrílicos multicoloridos nas bolhas de ar da embalagem plástica. Essa técnica lhe permite criar obras de arte históricas reinventadas, como “Uma tarde de domingo na ilha de La Grande Jatte” (1884 a 1886), de Georges Seurat, paisagens vívidas, representações fotorrealistas de celebridades e autorretratos. O processo pode levar de horas a semanas, dada a natureza meticulosa da prática de Hart: ele pré-carrega cada seringa e numera cada bolha individual de acordo com um gráfico correspondente. O produto final não é uma obra de arte, mas várias, já que o excesso de tinta que escorre forma uma duplicata mais nebulosa do original.

“Comecei a hiperinflar as bolhas, então a tinta vazou e trabalhei de baixo para cima. Então, no final, há uma folha gigante de tinta na parte de trás do plástico”, disse Hart em entrevista recente. “Eu retiro aquela folha de tinta do verso e isso cria o que chamo de impressão.”


Hart diz que começou a experimentar o plástico bolha através da escultura por volta de 2009, quando soube que ele foi inicialmente inventado no final dos anos 1950 como papel de parede texturizado. Mas só alguns anos depois, na mesma época em que iniciou o tratamento para esclerose múltipla (EM), é que iniciou sua prática atual. Inicialmente diagnosticado com a doença crônica em 2003, Hart diz que esteve relutante em injetar-se com a medicação de tratamento durante mais de uma década, até que um acidente o forçou a reconsiderar.

“A ideia de injetar estava na minha mente”, disse Hart. “Agulhas e seringas estavam na minha cabeça e tive um momento ‘A-ha’: vou injetar esse plástico-bolha.”

O uso do plástico bolha também decorre do interesse de Hart pela sustentabilidade. Além de reaproveitar o material de embalagem, ele estendeu a reciclagem ao resto de sua prática artística, reutilizando seringas e incorporando acrílicos secos e resina descartada em novos trabalhos.

Nos últimos anos, a EM de Hart tornou difícil manter a sua prática por conta própria. Com a ajuda de uma scooter e de um assistente pessoal, ele consegue continuar seu trabalho. Atualmente, Hart diz que está pesquisando um braço robótico, mas reconhece que sempre precisará de um par extra de mãos para ajudar em seus projetos. “Eu não me importava que as pessoas fizessem as coisas quando eu podia; é mais a ideia de que eu quero ser capaz de fazer isso sozinho”, disse Hart.

Na verdade, embora a EM de Hart tenha limitado a sua mobilidade, não o inibiu de forma alguma de desenvolver novas obras de arte. Ele também tem brincado em dirigir sobre as obras de plástico-bolha com sua scooter motorizada, criando o que ele chama de “artefatos”. Porque para Hart, estourar a bolha só pode levar a um novo começo. 


 

 

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