quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

A JUSTIÇA NA HOLANDA

 

Tribunal da Holanda começa julgamento da Braskem pelo mal que fez a Maceió

01/02/2024 06:40 - Ricardo Mota
Por redação
Image

Está marcada para o dia 15 deste mês, a “audiência de mérito” no Tribunal de Roterdã, na Holanda, do caso Braskem, empresa que destruiu a vida e os sonhos da população de cinco bairros de Maceió.

Esta audiência é a última antes da sentença ser anunciada pelo tribunal holandês, que deve ocorrer em agosto deste ano.

A ação foi movida pelo escritório inglês – com atuação internacional – Pogust Goodhea, que acumula larga experiência em causa semelhantes, e que atende pedido de moradores do bairro do Pinheiro.

O defensor público Ricardo Melro estará presente à audiência em Roterdã, como convidado do escritório que defende os direitos dos moradores prejudicados pela Braskem. Ele deve ser ouvido na audiência.

É a esperança de dezenas de milhares de maceioenses que sofreram e sofrem as consequências da mineração do sal-gema, ao longo de décadas, sem fiscalização séria dos órgãos públicos estaduais e nacionais. Justiça é interpretativa em qualquer lugar do mundo, mas imagina-se que por lá a hermenêutica seja menos instável e bailarina.

Se a decisão for favorável às vítimas, todos os envolvidos poderão se credenciar para receber uma indenização mais justa e menos humilhante – do que foi acordado e decidido pela Justiça em Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário