quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

MAIS UMA DA TÂNIA

 

ORLA DE PITUAÇU TERÁ UM ENORME ELEVADO DE CONCRETO, 3 RESTAURANTES E QUIOSQUES E CALÇADÃO TERÁ 10 METROS. VEJA FOTOS E O QUE DIZEM OS URBANISTAS E A PREFEITURA

admin - 31/01/2024 19:48 - Atualizado 01/02/2024

A nova orla de Pituaçu que está sendo construída pela Prefeitura de Salvador terá as pistas de rolamento para carros bem afastadas da praia e das vias de pedestres e ciclistas. As vias para automóveis  serão afastadas do calçadão  que terá cerca de 10 metros, com restaurantes, quadras de esportes e quiosques e um elevado de concreto gigantesco de 16 metros de largura e bem alto, passando por cima das pistas e ligando o Parque de Pituaçu  a orla Atlântica.

Urbanistas ouvidos pelo Bahia Econômica criticaram o projeto, afirmando que a Prefeitura de Salvador está colocando estruturas de concreto por toda a cidade e que isso tiraria a leveza da orla. Segundo eles, a passarela para pedestres poderia ser plana, sem necessidade de elevado de concreto. Manifestaram também preocupação com o afastamento das vias alegando que a região pode ficar despovoada especialmente à noite.

O portal Bahia Econômica ouviu então o presidente da Fundação Mario Leal Ferreira, Tânia Scofield, responsável pela concepção do projeto que explicou a razão da passarela e disse que os equipamentos que serão instalados evitarão que a orla fique vazia.

Segundo ela, a passarela é realmente gigantesca, mas estará integralmente integrada ao projeto e totalmente arborizada.

“Será uma passarela para pedestres e ciclistas e toda arborizada, existindo inclusive um canteiro central. O objetivo é ligar o Parque de Pituaçu à orla, que será um verdadeiro parque linear, e assim integrar as áreas de lazer. Tentamos fazer isso inicialmente através de um “mergulhão”(túnel) que passaria por baixo das pistas, mas no local passam as adutoras da Embasa e o “mergulhão ficou inviável”, disse Tânia.

Questionada sobre o afastamento das pistas e a possibilidade da orla ficar deserta, Scolfield disse que a intenção foi ampliar a área de lazer e que no calçadão haverá três restaurantes, quiosques e quadras de esporte o que deve garantir o povoamento.

Em relação ao fato de se colocar uma estrutura de concreto pesada no local, ela afirmou que, quando estiver pronta, ela terá leveza pois será uma passarela para pedestres e ciclistas e será arborizada com canteiros centrais, sendo que os materiais usados serão granito e pedra portuguesa. Veja a construção e as fotos do projeto.

 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário