domingo, 15 de janeiro de 2017

FOI MINISTRO DO LULA

Camilo De Oliveira Aggio


Image may contain: 2 people, people smilingAcho sempre bom lembrar sob pena de perdermos o "big picture" aqui. Se qualquer cidadão minimamente informado sobre a política na Bahia sabe o que é e sempre foi Geddel Vieira Lima no meio político, seus desejos, índole, vontades e esquemas de enriquecimento ilícito, não existe a menor possibilidade de que alguém da política profissional não saiba.
E aqui vale lembrar da história recentíssima de nossa política. Geddel Vieira Lima foi ministro da da Integração Nacional do Governo Lula por três anos. Se fez o que fez sendo vice-presidente de banco, imagina o que não fez com o status de ministro. Algumas dessas mutretas vieram à tona. Se não me falha a memória, o jornalista Vitor Pamplona demonstrou como o irmão de Lúcio Vieira Lima "drenou" verba de seu ministério usando o critério partidário: direcionou montantes expressivos de verba pública para seus currais eleitorais em municípios administrados por seus correligionários. Se fez o que fez com Eduardo Cunha na Caixa Econômica, não é difícil de imaginar que toda essa verba não serviu apenas para municiar campanhas.
O fato é que se todos nós ou muitos de nós de fora da política profissional já sabíamos do apetite e do caráter do amigo de Mario Kértezs, blindado pela Rádio Metrópole, não há possibilidade de Lula não saber. Não só sabia como afiançou e fez mais: AUTORIZOU Geddel Vieira Lima a usar sua imagem na sua campanha para governador da Bahia em 20010. E a coisa é ainda mais bizarra sob o ponto de vista do jogo político porque Jaques Wagner, do partido de Lula, era o adversário de Geddel.
Não menos evidente é a constatação inevitável de que Dilma Rousseff, no mínimo, sabia do que Geddel fazia e por qual razão, única, assume cargos e faz política. Não obstante isto, acatou o pedido de Michel Temer e o colocou na Caixa Econômica Federal. Raposa tomando conta de galinheiro.
Dilma sabia quem ela estava colocando ali. A única coisa que ainda posso, por falta de maiores informações e diante de alguns fatos nebulosos, é cogitar que a ex-presidente tenha tido conhecimento explícito dos esquemas e, de alguma forma, tentado melá-lo.
Explico melhor para que não cogitem me acusar levianamente de defensor de Dilma ou (argh!!) ingênuo. Eduardo Cunha sabotou o governo Dilma porque a presidente golpeada mudou um diretor de Furnas que operava o esquema carioca encarcerado. Não é implausível supor que o broder Geddel também fosse beneficiário desse esquema. A partir dali, o ex-presidente da Câmara não apenas sabotou o Governo Dilma como a República, ao destruir quaisquer pretensões de ajuste na economia do país. Joaquim Levy que o diga. Lembram das "pautas-bomba"? Pois é.....
Geddel Vieira Lima pediu exoneração de sua mamata/esquema na Caixa um pouco antes das eleições na Bahia em 2014. Não sei se precisava sair para concorrer. Se alguém souber, me avise. Cogitando que talvez fosse necessário só uma licença, saiu porque, ou tinha esquema melhor, era muito estúpido para achar que tinha chances eleitorais ou enfrentou alguma adversidade no seu esquema graúdo na Caixa.
Vale também lembrar que, ao contrário das pretensões de Lula, que tinha autorizado o uso de sua imagem e a de Dilma na campanha de Geddel em 2010, a ex-presidente se recusou a apoiar Geddel e fazer palanque duplo na Bahia. Subiu apenas no de Jaques Wagner, ou seja, rancor é parte da equação aqui. Bem, após suas sucessivas derrotas em 2014 - queria sair governador com a promessa/dívida de ACM Neto em 2012 mas foi preterido por Paulo Souto, depois saiu candidato ao Senado e perdeu - Geddel se uniu a Cunha e Temer e coordenou um movimento interno no PMDB para derrubar Dilma. Conseguiu, como se viu.
O fato, meus caros, é que Geddel está há muito operando seus esquemas em nível Federal, além das outras praças federativas e locais. E isso, no mínimo, com a conivência dos governos petistas. No mínimo!

Um comentário:

  1. Muito engraçado, todos, até as pedras dos meio fios, sabiam das "espertezas" e Geddel. Lula, Dilma e Temer desconhecerem os mal feitos dele é, no mínimo, muito estranho.

    ResponderExcluir