quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

A CARTA NÃO PUBLICADA

NO "ESPAÇO DO LEITOR" 
DO JORNAL A TARDE



É muito importante o destaque que o jornal A Tarde dá sempre ao centro histórico. Quanto á reforma da área externa do Lar Franciscano, lado Baixa dos Sapateiros, trata-se de de uma obra que há muito tempo deveria ter sido realizada. Infelizmente, a Conder não me parece o órgão preparado para enfrentar tão delicada tarefa. 

Não entendo por que o IPAC foi, mais uma vez, descartado. Tenho acompanhado esta reforma e só posso lamentar a mediocridade do resultado. Uma orgia de mármores e granitos, um paisagismo provinciano, sem esquecer postes no meio das jardineiras... Pelo amor de Deus, quem é responsável por tão patética falta de conceito? Estou convencido que existe na Conder algumas pessoas capazes de conceber algo mais próprio a tão importante monumento, mas é claro que elas não têm voz. 

Devo também lembrar que até os anos 80, o jardim em vários patamares com escadarias e balaustradas era enobrecido por estátuas, não sei se de pedra ou cerâmica. Desapareceram por volta de 1983. Agora foram colocadas uma multitude de pequenas e curiosas pirâmides (?!). 




Admirem o requinte do piso. Granito e mármores. 
Pena não ter nada a ver com o espaço!


E a originalidade do poste no meio do canteiro?


Quanto a chamar aquilo de Praça Ary Barroso... Tenham paciência! O genial autor de Aquarela do Brasil e de Na Baixa dos Sapateiros merecia algo mais prestigioso que um espaço que nunca será praça, posto que jamais será aberto ao público. 

Resta até saber quem irá molhar as plantinhas dos mesquinhos canteiros. E, como sempre, o contribuinte pagando!





            

Nenhum comentário:

Postar um comentário