domingo, 26 de fevereiro de 2017

O ELEFANTE AZUL DA BAHIA



Este era o projeto do terminal de passageiros do porto de Salvador em 2008. Uma solução inteligente e econômica de adequação de dois antigos galpões

A Companhia das Docas do Estado da Bahia ciente da necessidade de um amplo projeto de revitalização do bairro do Comércio, propõe a implantação de uma moderna Estação Marítima no Porto de Salvador.

O objetivo é integrar parte da orla marítima do Cais Comercial do Porto à área central do bairro do Comércio, e dotar a capital baiana de espaço físico multidisciplinar para receptivo de navios de turismo.

Aguardada há anos pela população de Salvador e, principalmente, pelos turistas que chegam de navios à capital baiana, a Estação Marítima é equipamento de alta importância para o município, e conseqüentemente para o estado da Bahia, sendo portanto uma grande conquista da CODEBA, através de investimentos do Governo Federal.





PERSPECTIVA DOS TERMINAIS TURÍSTICO E DE PASSAGEIROS

LOCALIZAÇÃO

A Estação Marítima de Salvador ficará localizada na área portuária, entre a Avenida da França e a Baía de Todos os Santos.

O armazém 1 do Porto de Salvador abrigará o Terminal Turístico, e o armazém 2 o Terminal de Passageiros, com vista principal para o Forte de São Marcelo, um dos maiores cartões postais da Bahia, e ao fundo a Ilha de Itaparica, ponto turístico dos mais atraentes para os baianos e turistas.

O empreendimento ocupará uma área de 7.350 m² mais 6.798 m² de faixa de cais, transformando o armazém 1 em grande espaço de mix variado de usos. E o armazém 2 no atendimento de receptivo de navios de turismo, sendo cumpridas todas normas de segurança portuária, e de recinto alfandegado.



PERSPECTIVA DO LADO DA AVENIDA DA FRANÇA

CARACTERÍSTICAS

O projeto da Estação Marítima de Salvador, concebe os Terminais Turístico e de Passageiros, preserva o formato dos armazéns 1 e 2, e as estruturas em ferro francesas, originais da primeira década do século passado. Entre os armazéns serão abertas visadas para o mar reintegrando a Praça Cairú e Av. da França com sua frente marinha, que atenderão a demanda da população de Salvador e dos turistas.

A Estação Marítima prevê internamente dois pavimentos (térreo e superior), com fachadas principais abertas em grandes vidraças para exibir ao mesmo tempo o visual da cidade do Salvador e a Baía de Todos os Santos.



PERSPECTIVA DO TERMINAL DE PASSAGEIROS

Considerando a tipologia de uma estação marítima, haverá também na área do costado, alguns lugares abrigados com toldos e marquises, bem como na área externa destes armazéns onde terá estacionamento de veículos, ônibus e táxi para o embarque e desembarque, com conforto e segurança em uma área controlada e restrita aos usuários da Estação Marítima de Salvador.


Nem esqueceram as árvores!


PERSPECTIVA DO TERMINAL TURÍSTICO

INVESTIMENTOS

O Terminal Turístico a ser implantado no armazém 1, será objeto de licitação pública com investimento total da iniciativa privada. Já a obra do Terminal de Passageiros a ser implantado no armazém 2 , será com investimento da União, estimado em R$ 36 milhões, através do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC.

Baseada no projeto do empreendimento, a Prefeitura Municipal de Salvador fará as modificações necessárias na infraestrutura da Av. da França, visando adequá-la para atender ao crescimento constante da movimentação do trafego de veículos, decorrente do atendimento no receptivo de navios de turismo.

A CODEBA alcançou outra vitória em 2010, quando A Secretaria de Portos da Presidência da República realizou a obra de dragagem de aprofundamento do leito marinho do Porto de Salvador, sendo rebaixadas as cotas – 8 e -10 para -12 no trecho sul, e -12 para -15 no trecho norte, o que contribui para conquistar maiores navios quer seja de carga ou de passageiros, aumentando a movimentação portuária.

O cronograma da CODEBA estabelece, que o projeto da Estação Marítima será analisado/aprovado pelos órgãos competente até março/2011, e as obras serão iniciadas no segundo semestre/2011.

A previsão é da Estação Marítima de Salvador ser inaugurada no dia 13 de maio de 2013.


MAS ERA BOM DEMAIS!


Imagem relacionada

Mas deram preferência a este monstrengo modernoso que não considera o espaço onde está (mal) inserido.


Resultado de imagem para quem é o autor do projeto do terminal de passageiros de salvador?
Inaugurado em 2015, permanece vazio durante 10 meses por ano.


AQUI UMA PEQUENA AMOSTRA DO BLÁ-BLÁ-BLÁ COSTUMEIRO DO GOVERNO DO ESTADO:

" (...) este é um equipamento de alta qualidade e que tem potencial para atrair não só turistas, mas o próprio público soteropolitano. “O novo terminal é mais um impulso para o desenvolvimento do turismo em Salvador, contribuindo com a revitalização do Comércio, região histórica, e valorizando a bela paisagem da Baía de Todos os Santos. Além de instrumento de trânsito de pessoas que chegam e deixam a capital, o terminal pode servir como um novo ponto turístico para a cidade, com restaurantes e áreas de lazer disponíveis também para a população local”..



Um comentário:

  1. Deve ser super faturado e alguém esta na construção bem amparado para lucrar.

    ResponderExcluir