domingo, 26 de fevereiro de 2017

CONDENADO POR ESTUPRO

NOTA DE REPÚDIO À CONTRATAÇÃO DE CONDENADO POR ESTUPRO EM TRIO ELÉTRICO PELA PREFEITURA
Resultado de imagem para FOTOS DE IGOR KANNARIO
Em pleno século XXI, quando a luta contra a cultura de estupro aumenta sistematicamente, não podemos deixar passar batido o fato de que um músico condenado por estupro, e que ainda não cumpriu sua pena, desfilou em um trio elétrico no Carnaval que leva o apoio da Prefeitura de Salvador.
Vivemos em um tempo em que os órgãos públicos precisam reforçar a responsabilidade social em seus programas e projetos e fortalecer o respeito às causas dos coletivos sociais.
Resultado de imagem para FOTOS DE IGOR KANNARIO
A presença do músico em questão – ex-integrante da Banda New Hit – no trio elétrico do cantor e vereador Igor Kannario, na sexta-feira, na Barra, soou como uma ofensa a todas nós mulheres.
Mais do que isso: trata-se de um desrespeito com os coletivos sociais e feministas, responsáveis pela pressão popular para que o músico e os outros nove ex-integrantes da Banda New Hit fossem condenados pela Justiça, o que ocorreu em 2015.
Eles foram condenados a onze anos e oito meses de prisão pelo crime de estupro coletivo em 2012, no interior do Estado, e agora cumprem em regime aberto.
Continuo sendo a favor de que condenados tenham direito a trabalhar se assim a Justiça permitir.
Mas é importante ressaltar que o Carnaval de Salvador é uma festa que atrai milhares de pessoas e, naturalmente, está impregnada de casos de machismo e assédio contra mulheres.
Por isso, o destaque e a visibilidade positiva dados ao músico, que não se redimiu com a sociedade e com as vítimas em nenhum momento, parece querer naturalizar o estupro e vai de encontro a tudo que defendemos durante anos na construção de uma pauta contra o machismo que insiste em permanecer na sociedade.
Os casos de violência contra a mulher e assédio no Carnaval são históricos.
E por estar atenta a isso, a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, iniciou neste ano a campanha “Respeite as Mina”.
A Saltur, ainda que não seja responsável pela contratação de músicos da banda do cantor Igor Kannário, não pode se eximir dessas questões.
Vereadora Marta Rodrigues (PT)

Um comentário:

  1. Agora, tem um TREMENDO sincericídio nessa nota da vereadora. É a nota sobre estupro mais cretina DO MUNDO: "A presença do músico [...] soou como uma ofensa a todas nós mulheres. Mais do que isso: trata-se de um desrespeito com os coletivos sociais e feministas"

    ResponderExcluir