Lojas históricas de Lisboa: uma lista de negócios que se confundem com a própria cidade
Livrarias, pastelarias e chapelarias, entre muitos outros, não faltam espaços centenários na cidade. Lugares com histórias para contar e que resistem ao passar do tempo.
Há negócios em Lisboa que são praticamente um ‘museu’, com várias gavetas de memórias e histórias para contar. Dos livros ao têxtil, sem esquecer a restauração e outros setores (alguns até menos óbvios), a lista de lojas históricas de Lisboa é extensa e merece a tua atenção.
Por aqui, já publicamos vários artigos dedicados a esta temática. No entanto, desta vez, decidimos apresentar-te uma espécie de ‘guia completo’, para que possas saber ainda mais sobre a tua cidade. Afinal, em cada loja centenária, há um pedaço de Lisboa que resiste ao passar do tempo e ajuda a manter viva a essência da cidade.
Índice
Lojas históricas de Lisboa
Há negócios emblemáticos de Lisboa que não resistiram ao passar dos anos. No entanto, outros há que continuam de portas abertas e a deliciar os visitantes com as suas caraterísticas tão únicas. Preparamos uma lista, destacando algumas das lojas históricas, para que possas viajar no tempo.
Confeitarias & pastelarias
Confeitaria Nacional
Desde 1829, a Confeitaria Nacional tem as suas portas abertas ao público, sendo por isso uma das mais antigas de Lisboa.
A decoração e o mobiliário do espaço atraem visitantes, mas o melhor mesmo são os doces. Por aqui, um dos grandes destaques é o bolo-rei — de comer e chorar por mais!
Onde: Praça da Figueira 18B
Horário: todos os dias (8h00 – 20h00)
Pastelaria Benard
Foi na Rua do Loreto que a história da Pastelaria Benard começou, em 1868. Mas, desde 1902, é na Rua Garret que se mantém em atividade.
Esta casa é famosa, especialmente, pelos seus deliciosos croissants. Simples ou com chocolate, com doce de ovos ou morango, os croissants da Benard são os melhores!
Onde: Rua Garrett 104
Horário: segunda-feira a sábado (8h00 – 23h00)
Lojas de Ginjinha
Se pensas que é só em Óbidos que se consome boa ginjinha, então estás enganado. Em Lisboa, há espaços históricos que dão a provar aos lisboetas e visitantes este licor dos ‘deuses’, desde o séc. XIX. Estas são algumas das casas mais emblemáticas:
Ginjinha Espinheira
O espaço é pequeno, mas a sua história enche-nos a alma. Afinal, é impossível imaginá-lo de outra forma. Nesta loja do Rossio, só se bebe ginjinha ao balcão.
Fundada, em 1840, por um galego de apelido “Espinheira’, esta loja histórica de Lisboa é uma especialista centenária na arte de produzir e vender esta mistura de açúcar, aguardente e canela.
Onde: Largo de São Domingos, 8 (Rossio)
Horário: todos os dias (9h00 – 22h00)
A Ginjinha Sem Rival
Fundada no final do séc. XIX, a “Ginjinha Sem Rival” mantém a traça original e o licor é bebido ao balcão, ou à porta do estabelecimento.
Outra das curiosidades deste espaço é que se mantém na posse da mesma família, desde a sua inauguração.
Onde: Rua das Portas de Santo Antão, 7 (Rossio)
Horário: todos os dias (8h00 – 00h00)
Ginjinha Rubi
Numa placa, logo ao entrar, uma promessa emerge no ar: a ginjinha desta casa é produzida na região de Óbidos. Parece um bom ponto para começar, certo?
A “Ginjinha Rubi” abriu a 24 de janeiro de 1931 e, desde então, é um ponto de paragem obrigatória para os fãs desta bebida.
Onde: Rua Barros Queirós, 27 (Praça da Figueira)
Horário: todos os dias (7h00 – 00h00)
Cafés & bares
A Brasileira
A Brasileira do Chiado abriu em 1905 e é um dos cafés mais antigos de Lisboa ainda em atividade.
Este é, sem dúvida, um dos lugares mais emblemáticos da capital. Desde os anos 80, a estátua de Fernando Pessoa acolhe os visitantes e turistas na esplanada.
Onde: Rua Garrett 120/122
Horário: todos os dias (8h00 – 2h00)
Procópio
Este é um dos bares que permitem viajar no tempo, em Lisboa.
O Procópio está localizado no Jardim das Amoreiras e foi o primeiro de um conjunto de bares vintage na cidade, criados por Luís Pinto Coelho.
Onde: Alto de São Francisco, à Rua João Penha
Horário: todos os dias (18h00 – 2h00)
Pavilhão Chinês
Este é um dos bares mais incríveis e peculiares de Lisboa.
Por aqui não falta nada, há quadros, miniaturas, capacetes e brinquedos, enfim tudo o que possas imaginar.
O espaço do Pavilhão Chinês inclui cinco salas, sendo que cada uma tem muito para admirar. Portanto, não é de admirar que este lugar conste na lista das lojas com história de Lisboa.
Onde: Rua Dom Pedro V 89
Horário: todos os dias (18h00 – 2h00)
Vestuário & acessórios
Chapelaria Azevedo Rua
Esta não só é uma loja histórica da capital, mas também a mais antiga chapelaria de Portugal! Por isso mesmo, não poderíamos fazer esta lista sem incluir a Chapelaria Azevedo Rua.
Fundada em 1886, e localizada mesmo em frente ao Teatro D. Maria II, aqui vais encontrar chapéus de todos os tipos, mesmo aqueles que nem consegues imaginar.
Onde: Praça Dom Pedro IV 73 (Rossio)
Horário: segunda a sexta-feira (9h30 – 19h00); sábado (10h00 – 14h30)
Sapataria Lord
Por aqui há sapatos, chapéus e malas, de facto este espaço merece mesmo menção como uma das chapelarias que fazem parte da história da cidade.
Inaugurada em 1941, em plena Rua Augusta, a Lord não desilude na qualidade dos seus produtos, destacando-se também pela variedade do seu calçado.
Onde: Rua Augusta 199-203
Horário: segunda-feira a sábado (10h00 – 19h00)
Luvaria Ulisses
A Luvaria Ulisses encontra-se na zona do Chiado e ainda hoje comprar nesta loja é sinónimo de charme e bom gosto.
Inaugurada em 1925, e com quase um século de vida, esta loja tem modelos de luvas para todos os gostos, carteiras e medidas.
Onde: Rua do Carmo 87-A (Chiado)
Horário: segunda-feira a sábado (10h00-19h00)
Retrosaria Adriano Coelho
Nesta lista de lojas históricas de Lisboa, há lugar para negócios de diversos tipos, incluindo, claro, as tradicionais retrosarias. Na Rua da Conceição, a fachada da Adriano Coelho destaca-se desde logo, entre o contraste claro e escuro da calçada portuguesa.
A loja foi inaugurada em 1912 e dedica-se à venda de lãs, linhas, botões e rendas, mas também à arte do arranjo. Em 1979, a família que detinha o negócio vendeu-o a dois colaboradores, que ainda hoje são os seus proprietários.
Onde: Rua da Conceição, 123
Horário: segunda a sexta-feira (9h00 – 19h00); sábado (9h00 – 13h00)
Leitão & Irmão
A história da ourivesaria Leitão & Irmão inicia-se no Norte do País, no Porto, no séc. XVIII. No entanto, quando em 1877, a Coroa Portuguesa se junta à sua ‘clientela’, houve a necessidade de transferência para Lisboa.
Hoje em dia, a loja ainda mantém as portas ao público, continuando a destacar-se na venda de produtos de ourivesaria e joalharia.
Onde: Largo do Chiado 16/17
Horário: todos os dias (10h00 – 19h30)
Livrarias
Bertrand Chiado
A Bertrand do Chiado é considerada a livraria mais antiga do mundo ainda em funcionamento. Assim sendo, percorrer o seu espaço é sinónimo de viajar no tempo, pela história e literatura do País.
Inaugurada na primeira metade do séc. XVIII, esta livraria é uma referência da história de Lisboa, mas também de Portugal e do mundo!
Onde: Rua Garrett 73/75
Horário: todos os dias (9h00 – 22h00)
O Mundo do Livro
Criada em 1945, no Largo da Trindade, o “Mundo do Livro” é uma espécie de ‘livraria-antiquário’, visto que está repleta de livros antigos (e raros).
Atualmente, esta loja histórica de Lisboa vende sobretudo gravuras, mapas, molduras e postais.
Onde: Largo da Trindade 11-13
Horário: segunda a sexta-feira (10h00 – 19h00); sábado (10h00 – 14h00)
Livraria Ferin
Fundada em 1840, a Livraria Ferin é uma das lojas que se destacam na zona do Chiado. Além disso é, a par da Bertrand Chiado, uma das livrarias mais antigas do País.
Por aqui passaram grandes nomes da nossa Literatura, como Eça de Queiroz, Fernando Pessoa ou José Saramago. Portanto, esta é, indubitavelmente, uma das Lojas com História de Lisboa.
Onde: Rua Nova do Almada 72
Horário: segunda a sexta-feira (10h00 – 20h00); sábado (10h00 – 19h00)
Livraria Barata
Por aqui, e como não poderia deixar de ser adoramos ler, por isso decidimos incluir mais uma livraria nesta lista de lojas históricas de Lisboa, nomeadamente a Livraria Barata.
Aberto desde 1957, este espaço viveu com ‘ousadia’ os anos de ditadura, visto que proporcionava acesso a títulos essenciais que o regime não permitia.
Onde: Avenida de Roma 11A
Horário: segunda-feira a sábado (9h00 – 23h00); domingos e feriados (10h00 – 19h00)
Outros tipos de negócios
Pequeno Jardim
Este Pequeno Jardim é uma loja histórica de Lisboa, estando desde 1922 a colorir a Rua Garret com as suas flores.
Por aqui, há rosas, cravos, sardinheiras e camélias, entre outras espécies, que dão vida, cor e fragrância a esta zona da capital.
Onde: Rua Garrett 61
Horário: segunda a sexta-feira (9h00 – 20h00); sábado (10h00 – 20h00); domingo (10h00 – 18h00)
Caza das Vellas Loreto
A funcionar desde 1789, a Caza das Vellas Loreto está na posse da mesma família há várias gerações.
Trata-se de uma loja tão antiga, que na época em que foi inaugurada, a palavra casa ainda se escrevia com “z”.
Onde: Rua do Loreto 53
Horário: segunda a sexta-feira (9h00 – 19h00); sábado (9h00 – 13h00)
Casa Havaneza
Esta é a tabacaria mais antiga de Lisboa e, portanto, mais uma das lojas históricas da cidade.
Fundada em 1864, a Casa Havaneza é famosa por vender marcas de charutos cubanos, bem como uma grande variedade de tabacos.
Onde: Largo do Chiado 25
Horário: todos os dias (10h00 – 20h00)
Casa Macário
Fundada em 1913, a Casa Macário é outro ponto indispensável nesta lista de lojas históricas de Lisboa.
Bebidas, bombons, cafés, chás e cholocates encontram-se à venda neste local, mas o grande destaque é mesmo… o vinho do Porto!
Onde: Rua Augusta 272
Horário: segunda-feira a sábado (9h00 – 20h00); domingo (14h00 – 20h00)
Nenhum comentário:
Postar um comentário