quinta-feira, 22 de junho de 2023

O ESTADO E A CULTURA

 

Reforma do TCA só deve terminar em 2025, diz secretaria

Espaço foi atingido por incêndio em janeiro deste ano e passa por reforma de requalificação e modernização

Redação iBahia • 22/06/2023 às 6:00 - há 14 horas

Google Newssiga o iBahia no Google News!

		Reforma do TCA só deve terminar em 2025, diz secretaria
Foto: Fábio Marconi. Foto: Fábio Marconi

A reforma da sala principal do Teatro Castro Alves (TCA), que pegou fogo em janeiro deste ano, só deve ser concluída em 2025. A informação foi confirmada ao iBahia pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA).

De acordo com o órgão, por ser uma reforma complexa, que envolve a requalificação técnica, acústica e tecnológica, o equipamento só deve ser reaberto no prazo de dois anos. Além disso, a Secult destacou o alto custo da revitalização, pelo fato do TCA ser um equipamento tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 

O espaço comporta 1.500 pessoas, a maior sala de teatro da capital baiana. O local é referência em apresentações teatrais, de ballet e também concertos e orquestras. Por conta disso, o fechamento da sala fez com que produtores culturais da cidade busquem alternativas para continuar realizando os projetos.

Em maio, em entrevista ao iBahia, Moacyr Villas Boas, presidente da Associação Baiana das Produtoras de Eventos (Abape), comentou sobre o atual cenário de locais para realizar eventos do porte do em Salvador.

"O impacto é grande, sem precedentes porque a medida que a gente não tem espaço pra cultura, pra apresentação de espetáculos culturais na cidade, sejam eles peças de teatros, espetáculos musicais, shows, etc, Salvador acaba ficando fora do circuito. Os espetáculos, os artistas que costumam sair em turnê acabam, infelizmente, não tendo como se apresentar em Salvador. Então, tanto perde os profissionais da cultura, que vivem disso, como perdem a população, que fica sem ter esse acesso, de ver esses espetáculos", explica.

Relembre o caso

O Teatro Castro Alves (TCA), localizado no Campo Grande, em Salvador, foi atingido por incêndio em 25 de janeiro deste ano. Na ocasião, o comandante de operações da capital e Região Metropolitana de Salvador do Corpo de Bombeiros, Coronel Aloísio Fernandes, informou que o incêndio ocorreu no piso superior, a parte mais elevada do Teatro.

Em maio, o Governo da Bahia anunciou a obra de modernização do espaço, que prevê atualização tecnológica, normativa, técnica e de acústica.

A reforma integra a terceira etapa do projeto de modernização e ampliação do Complexo do TCA, que já realizou requalificações na Concha Acústica, entregue em 2016, e na Sala do Coro, entregue em 2018. A requalificação aprovada agora contempla o Foyer e a Sala Principal de espetáculos, com intervenções acústicas e cenotécnicas, e centro técnico.

A última reforma do Complexo do Teatro Castro Alves foi realizada em 1993. No governo de Jaques Wagner foi elaborado o Projeto de Requalificação e Ampliação do Complexo do TCA, que iniciou com a reforma da Concha Acústica (entregue em 2016).

Já no governo de Rui Costa, ocorreu a segunda etapa de obras do projeto Novo TCA, com a reforma da Sala do Coro (entregue em 2018). Na época o governador Rui Costa já havia autorizado a reforma da sala principal, no entanto, com o surgimento da pandemia, o projeto foi adiado.

COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO.- O incêndio aconteceu em 25 de janeiro. Em maio o governo anunciou a reforma. Precisava de TRÊS meses para anunciar a reforma? Era para anunciar na semana seguinte ao incêndio! Agora promete a reabertura para 2025. Aposto que será reinaugurado ao mesmo tempo que o Museu Vanderlei Pinho, que o Museu do Cacau, que o Cinema-Teatro Jandaia, que o novo Centro de Convenções, que a ponte Salvador-Itaparica, que a Vila Nova Esperança...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário