terça-feira, 13 de maio de 2025

MORREU PEPE MUJICA

 

Pode ser arte de texto
Morreu Pepe Mujica. Tenho pouco a acrescentar ao que se tem dito sobre ele. Sou apaixonado pelo Uruguai, país que já visitei um monte de vezes. Estava lá quando, ao término da ditadura deles, em 1985, houve imensas manifestações populares no centro de Montevidéu. Naveguei no mar de gente que se dirigiu ao Palácio Legislativo, com bandeiras de todas as cores. Uma catarse e tanto.
Pepe Mujica passou 14 anos preso, em condições sub-humanas, de isolamento enlouquecedor. Manteve a sanidade e virou uma espécie de sábio da montanha para setores progressistas. É sempre bom ver alguém que, como ele, fazia política sem rancor e mantendo o bom humor.
Fez do seu modo de vida, totalmente invulnerável às benesses da fama, um modelo para quem se dedica, honestamente, ao bem público. Seu fusca azul e seu sítio espartano deixaram de ser apenas folclóricos, como ele bem disse: “O que chama tanta atenção do mundo? Que vivo com pouca coisa, em uma casa simples, que dirijo um carro velho? Essas são as novidades? Então este mundo está louco porque se surpreende com o normal".
Salve Mujica! Viva o Uruguai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário